islandia grito vikingCom uma grande campanha na Eurocopa 2016, a Islândia voltou para casa nos braços dos torcedores e com gritos vikings que marcaram campanha. (Foto: Divulgação)

Quando a Islândia entrar em campo contra a argentina, no dia 16 de junho, em Moscou, terá início mais um capítulo de uma das histórias mais bonitas da Copa do Mundo. Nenhuma seleção no planeta evoluiu tanto como os islandeses nos últimos anos.

O time da pequena ilha no norte do Oceano Atlântico deixou de ser saco de pancadas para se transformar em uma equipe temida, capaz de jogar de igual pra igual com as melhores do mundo.

A Islândia entrou no mapa do futebol em 2016, quando disputou sua primeira Eurocopa. Passou da fase de grupos, eliminou a Inglaterra e só parou contra a França, nas quartas de final.

> Ouça o podcast do quadro 'Vai Que é Copa'
- por Thiago Arantes, direto de Barcelona-ESP

Além do resultado surpreendente em campo, com um bom jogo coletivo e uma boa geração de jogadores, a Islândia apresentou ao mundo uma nova maneira de torcer: o aplauso Viking, que ficou famoso durante a Eurocopa, tornou-se um fenômeno. A festa e a comemoração Viking se repetiriam em 2017, com a inédita classificação para a Copa do Mundo, em primeiro lugar de um grupo que tinha seleções experientes como Ucrânia, Croácia e Turquia.

islandia menor pais da copa do mundo ilhaA Islândia é um país nórdico insular europeu, situado no oceano Atlântico Norte. (Foto: Divulgação)

Com apenas 330 mil habitantes, a Islândia é o pais menos populoso da história a chegar a uma copa. E o que deveria ser um problema, tornou-se uma das forças da seleção: o país inteiro abraçou o time.

A festa dos Vikings será uma das atrações da Copa: 66 mil torcedores devem viajar para a Rússia. Um de cada cinco islandeses vai acompanhar de perto o novo desafio desta pequena ilha.

A Islândia está no Grupo D, ao lado de Argentina, Nigéria e Croácia.

> Ouça o podcast completo do programa A Caminho da Copa
- diariamente na Rádio Sagres 730 AM, às 13h30 (ao vivo) e 22h (reprise).

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação