Atlético Goianiensebrasao-goias-3Vila Nova
appleandroidtwitterfacebookyoutubeinsta-bordaemail

maceio16

Foto: Reprodução/ Internet

O Super Destinos desembarca em Maceió, capital do estado de Alagoas, neste sábado (20). Com as águas cristalinas e encantadoras, as praias de Maceió são conhecidas como 'O Caribe brasileiro'.

Quem vai à capital alagoana pela primeira vez, definitivamente gosta muito e deseja voltar.  Segundo a guia de turismo Tereza Natália de Andrade Medeiros, os principais passeios incluem piscinas naturais.

“Nós temos o caribe brasileiro. Temos águas cristalinas e o privilégio de termos corais. Esses corais formam piscinas naturais. Temos Maragogi, que tem essas famosas piscinas naturais. Temos também as praias afrodisíacas e São Miguel dos Milagres, que é muito bonito. São Miguel dos Milagres é um destino tranquilo, que tem muita procura”, destaca.

Com quase 30 anos de experiência na profissão, Tereza Medeiros revela que outro ponto forte de Maceió é a gastronomia.

“A nossa gastronomia é a base de frutos do mar. Além dos peixes, camarão e lagosta nós temos os mariscos. O sururu é um marisco que é preparado no leite de coco. Quem toma o caldinho de sururu não deixa de vir para nossa terra”, ressalta.

Ouça o Super Destinos na íntegra:

Leia mais...O deserto mais seco do mundo, e considerado também o mais espetacular de todos. No Atacama tem vulcão, salares, lagoas, formações rochosas e um céu carregado de estrelas como você nunca viu. E o melhor, este “outro planeta” está aqui, do lado de casa. Uma viagem curta, possível de se fazer em qualquer época do ano.

A advogada baiana Anne Brito, mora em Vitória, e desde 2015, segue com o namorado Caio Milanezi em uma aventura no blog Vem Mundar. E a proposta deles é exatamente a nossa: desbravar o mundo com viagens incríveis.

Anne Brito, em entrevista à jornalista Luciana Maciel, explica que para se chegar ao Atacama não há voo direto, por isso é preciso pousar no aeroporto mais próximo em Calama.

“Do Brasil para Calama, tem voo direto. Mas você pode aproveitar para fazer uma parada em Santiago, em conhecer a capital chilena. Em uma segunda opção, vale a pena pesquisas os voos internos de Santiago para São Pedro em companhias chilenas. De Calamas a São Pedro, a distância é de cerca de 100 km, o que demora cerca de 1 hora e meia ou duas para fazer o trajeto”, recomenda.

É possível visitar o Atacama o ano inteiro. Independente da época, é preciso se vestir em camadas. Por causa da altitude, passa-se do extremo frio para o calor no mesmo passeio. Tem o frio que o brasileiro gosta, de até 10 graus, e tem o que não conhecemos, por isso é importante ir bem preparado. Nós escolhemos ir na primavera, mesmo assim pegamos um frio de 10 graus negativos.

Ver o céu no chão. Esta é uma experiência que só o Atacama pode oferecer. Ane Brito explica a sensação de presenciar o chamado “espelho” no Salar de Uyuni, na Bolívia.

“Se buscar no Google, as imagens do salar vão mostrar um espelho que reflete o céu, rendendo uma visão incrível, é muito bonito. Mas essa visão só acontece no período de chuva, que é a alta estação por lá, já que a maioria das pessoas vai buscar esse fenômeno. E essas chuvas acontecem em janeiro. O problema é que corre o risco de chover demais e não ser possível realizar os passeios. Nós vimos o salar sem esse alagamento e foi ótimo. Conhecê-lo alagado ainda é um sonho a ser realizado”, vislumbra.

Aclimatação

Anne Brito afirma que os guias explicam tudo sobre a aclimatação e a mudança de altitude, inclusive os limites que cada viajante deve ter com seu próprio corpo para não sofrer demais as consequência do ar rarefeito das alturas.

“Dentro de um mesmo passeio você passará pela variação de altitude. As agências normalmente organizam a forma com que você vá conseguindo aclimatar. Um dos primeiros passeios é o Vale da Lua. Um local com a aparência de como se estivesse em solo lunar", descreve.

Top 3 passeios

A baiana Anne Brito dá dicas de três lugares na região do Deserto do Atacama que não podem deixar de ser visitados.

1º Pedras Rojas

“Um passeio incrível. Não se recomenda fazer em carro alugado, pois é um pouco complicado. Um passeio com lagunas altiplânicas, são visões que dificilmente se tem aqui no Brasil, uma paisagem incrível. É absurdo, parece que se está dentro de uma obra de arte. É um passeio de um dia inteiro e tem uma variação de altitude muito grande em um mesmo passeio”.

2º Lagunas Escondidas

“Relativamente próximo a São Pedro. Normalmente é feito na parte da tarde e poucas agências oferecem. Não é muito badalado entre os blogs, não são todos que falam desse passeio, mas vale muito a pena mesmo. Tudo muito bonito, bem diferente do que a gentes está acostumado a ver. São sete lagunas, um azul surreal. Você pode se banhar, e é uma experiência única porque é semelhante à ideia do Mar Morto, você não afunda”.

3º Tour Astronômico

“O recomendável é fazer quando Lua estiver nova, porque não ofusca as estrelas, você consegue ver uma quantidade maior de estrelas. Não fazem mais o passeio quando a Lua está cheia. Lugar excelente para apreciar as estrelas, tem até base da Nasa lá. É muito bacana”.

Explore mais o deserto do Atacama ouvindo a entrevista na íntegra

Acompanhe todas as aventuras do Super Destinos acessando o blog da jornalista Luciana Maciel no Portal 730.

Leia mais...O Super Destinos deste sábado (09) desembarca na Ilha da Magia, Florianópolis, Capital do estado de Santa Catarina. Com praias paradisíacas, a cidade reúne todos os ingredientes para quem quer passar o ano novo em um dos lugares mais belos do Brasil.

O diretor da Goiás Adentro viagens, David Rodrigues, explica porque ‘Floripa’, como a cidade é carinhosamente chamada, tem um dos melhores Réveillons do país.

“Hoje quem procura Floripa vem mais na intenção de procurar festas e se divertir. Para o turista que quer se planejar e passar o Réveillon é muito fácil. Jurerê é o ‘point’. Neste ano teremos no dia 28, Jorge e Matheus, Alok no dia 29, dia 31 uma virada tradicional e no dia 01 teremos o show do Wesley Safadão”, cita.

Quem ainda pretende passar o Réveillon na Capital catarinense em 2017 deve reservar pelo menos R$ 300 reais para gastar somente com festas. Além disso, Davi Rodrigues explica como é possível gastar com transporte de forma inteligente.

“Quem for procurar festas em boates deve sair do local bem cedo às 20h, porque o número de taxis em Floripa é reduzido. Os Ubers facilitaram um pouco. Outra opção são as vans, alugar carro é bobeira”, relata.

Ouça o Super Destinos sobre Floripa na íntegra:

paratyO Super Destinos deste final de semana te convida para relaxar em um paraíso localizado no interior do estado do Rio de Janeiro, a pouco mais de 250 quilômetros da capital fluminense.

Paraty é o destino que mistura cachoeiras, parques, ilhas, áreas de reserva ambiental e muita história. Considerada Patrimônio Histórico Nacional, preserva até hoje os seus inúmeros encantos naturais e arquitetônicos. O guia de turismo Ricardo Camargo, resume as belezas deste verdadeiro paraíso nacional.

“Paraty é uma cidade muito especial, que agrega uma variedade de programas muito interessantes. Tem a parte cultural que é o próprio centro histórico, muito bem preservado, com arquitetura colonial portuguesa, um dos melhores exemplos da arquitetura portuguesa no Brasil”, relata.

Ouça a entrevista na íntegra

As construções de seus casarões e igrejas traduzem um estilo de época e os misteriosos símbolos maçônicos que enfeitam as suas paredes levam os visitantes a imaginar como seria a vida no Brasil de antigamente. O tráfego de automóveis no Centro é proibido, o que contribui para uma viagem pelo tempo na cidade histórica.

Para quem procura por mar, sol e aventuras, Paraty também não deixa a desejar, como explica o guia de turismo. “Temos praias, ilhas, mergulho, surf. Estamos encostados na mata atlântica, nas Serras da Mantiqueira e da Bocaina, com uma vegetação magnífica. É uma cidade que, apesar de pequena, tem um cardápio muito interessante para o visitante.

paratye

Bate e volta. Compensa?

De acordo com o profissional de turismo, Paraty possui tantas belezas que é impossível conhecer tudo em um dia. Ricardo Camargo afirma que fazer o chamado “bate e volta”, ou seja, chegar pela manhã, passar o dia e ir embora, é um verdadeiro desperdício.

“Você vai ter uma ideia vaga do que é Paraty. Para aproveitar bem a viagem, a distância viajada e a estadia em Paraty, entre três e cinco dias é um prazo bom para realmente se conhecer a cidade.

Festivais

Paraty recebe diversos eventos ao longo do ano. Mas o guia afirma que o que mais atrai o público é a Flip – Festa Literária Internacional de Paraty, que é realizada no mês de julho. “Na última edição, tivemos praticamente 20 mil turistas por aqui, o que é um número bastante considerável”, ressalta.

Outra atração é um convite aos sabores de bebidas da região. Realizado desde 1982, quando começou com o nome Festival da Pinga e Produtos Típicos de Paraty, o Festival de Cachaça de Paraty também atrai grande público para a cidade, e que acontece anualmente em agosto.

História

A cidade foi fundada em 1667 em torno à Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, sua padroeira. Teve grande importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar (chegou a ter mais de 250), sendo considerada sinônimo de boa aguardente.

No século XVIII, destacou-se como importante porto por onde se escoava das Minas Gerais, o ouro e as pedras preciosas que embarcavam para Portugal. Porém, com a construção de um novo caminho da Estrada Real, desembocando diretamente no Rio de Janeiro, levou a cidade a um grande isolamento econômico.

Após a abertura da Estrada Paraty-Cunha,e principalmente, após a construção da Rodovia Rio-Santos na década de '70, Paraty torna-se pólo de turismo nacional e internacional, devido ao seu bom estado de conservação e graças às suas belezas naturais.

Em sua área encontram-se o Parque Nacional da Serra da Bocaina, a Área de Proteção Ambiental do Cairuçú, onde está a Vila da Trindade, a Reserva da Joatinga, e ainda, faz limite com o Parque Estadual da Serra do Mar. Ou seja, é Mata Atlântica por todo lado.

Com informações do site paraty.com.br

Clique aquie e acompanhe o Super Destinos acessando o blog da jornalista Luciana Maciel no Portal 730

paratyd

Leia mais...Neste Super Sábado (18), desembarcamos em mais um Super Destino: Aracaju, capital do estado de Sergipe.

Por reunir elementos de cidades do interior e ao mesmo tempo ser uma metrópole, Aracaju é uma cidade que agrada a todos os gostos, e por isso, tem se destacado no turismo nacional.

Segundo o guia de turismo Marcos Santos, além das belas praias, a Capital sergipana é famosa por apresentar uma das melhores Festas Juninas do país. “São festas muito interessantes. Temos diversas cidades que fazem festas belíssimas. As manifestações culturais são muito fortes em Sergipe ainda. O Sergipano é tradicional. Ainda mantemos a festa de reis, as congadas, enfim, uma série de manifestações”, ressalta.

Quanto à culinária sergipana destacam-se o uso de frutos do mar, mandioca e milho na preparação dos pratos tipicamente nordestinos. O guia explica ainda porque Aracaju é uma das melhores cidades do Brasil para se viver. “Há cerca de 10 anos, Aracaju recebeu o título de cidade com a maior qualidade de vida do Brasil. É uma cidade plana, o que facilita a prática de atividades físicas. Em toda a cidade temos cerca de 70 km de ciclovias. O uso da bicicleta é estimulado. E tem outro detalhe, apenas 9% da população fuma”, revela.

Ouça o Super Destinos sobre Aracaju na íntegra:

Leia mais...O Super Destinos deste final de semana desembarca em Amsterdã, capital da Holanda, um dos locais mais procurados por turistas de todo o mundo.

Na cidade portuária, o turismo cresceu quase 40% nos últimos quatro anos. Alguns viajantes de férias gostam tanto do país que acabam ficando por lá e fazem dele sua morada. e simplesmente gosta do país e decide fazer dale sua morada.

A paranaense de Curitiba Silvia mora em Amsterdã há 27 anos e trabalha como guia de turismo especialmente para brasileiros. Ela conta que um dos fatores que mais costumam atrair os sulamericanos, o frio, está desaparecendo aos poucos.

“Quando cheguei aqui o inverno era mais rigoroso. A estação inteira fica entre 7 e 10 graus. No mês de fevereiro, temos temperaturas abaixo de 0, mas a verdade é que o frio está diminuindo cada vez mais. Os canais já não congelam mais. A patinação, por exemplo, só em pistas artificiais”, relata.

No verão, os termômetros chegam a bater os 34 graus. A partir de abril, quando a primavera chega acompanhada de temperaturas mais amenas, o “país das flores”, fica mais colorido. Amsterdã não é conhecida por ser um dos famosos centros de compras da Europa, mas pode surpreender muita gente pela variedade de opções que combinam com os mais diversos tipos de gosto e bolsos.

“O Parque Keukenhof, a 40 minutos de Amsterdã, é conhecido como o parque das tulipas. Uma beleza indescritível que pode se ver em um festival de cores e flores. O auge do parque com a exposição das flores é em abril. A partir de 30 de novembro começa o festival de luzes, com esculturas de luzes nos canais. Apesar do frio e de escurecer cedo, a cidade fica muito alegre no inverno por conta dessa iluminação”, conta.

Amsterdã está localizada ao norte da Holanda e não sedia o governo do país, que fica em Haia. A capital possui pouco mais de 800 mil habitantes e possui um dos portos mais movimentados da Europa.

Acompanhe o Super Destinos acessando o blog da jornalista Luciana Maciel.

Conheça mais de Amsterdã, ouça a entrevista na íntegra

Leia mais...Desde 1933 que a Capital mais populosa do Centro-Oeste vem se transformando. Atualmente com uma região metropolitana com 2.493.792 moradores, considerada por muitos uma cidade jovem, aos 84 anos, Goiânia sempre recebeu a todos de braços abertos com um povo hospitaleiro e de culturas diversas.

Referência na art déco, a sucessora do posto antes ocupado pela histórica e querida Cidade de Goiás, encanta não só a turistas como aos próprios moradores. Isso porque diariamente as belezas de Goiânia não escapam às lentes de seus admiradores.

Prova disso é o concurso fotográfico “Goiânia 84 Anos”, promovido pela Rádio 730, cujos vencedores foram divulgados na última terça-feira, dia 24 de outubro. Mas este é um assunto para daqui a pouco.

Isso porque a edição deste Super Sábado (28) é mais que especial e mostra que a Capital goiana é sim um Super Destino. De acordo com a diretora de Promoção e Incentivo ao Turismo de Goiânia, Daniella Barbosa, a Capital goiana é uma espécie de porta de entrada para quem vem a Goiás. “É como se Goiânia fosse a porta de entrada do estado. O turista vem aqui, conhece a Capital e daqui parte para os destinos das nascentes como Pirenópolis, Caldas Novas e as chapadas”, afirma.

Quem vier à Capital para conhecer os diversos estilos musicais, não vai se decepcionar. Atualmente, Goiânia possui o maior festival de música sertaneja do mundo, recordista também no que se refere às dimensões do palco. Em 2017, o Villa Mix ultrapassou a própria marca, com uma estrutura de 69,37 metros de altura e 120 de largura. Um colosso, superando em cerca de 20 metros a edição anterior. Para quem gosta de rock e um som alternativo, o Centro Cultural Oscar Niemeyer (CCON) é um dos pontos de encontro da cidade.

“Somos um destino muito eclético. Tem muita coisa para se fazer na cidade. Um dos pontos altos da cidade hoje são os eventos, e são diversos. Destacamos o Villa Mix, para quem curte música sertaneja, e o Bananada, que de uns cinco anos para cá tem ganhado muita potência e atraído gente de todo o Brasil”, afirma.

Por falar em eventos, Goiânia não fica de fora quando o assunto é Turismo Religioso. A Capital é uma das atrações de quem vem ao estado para participar da festa do Divino Pai Eterno, em Trindade, e João de Deus, em Abadiânia. “Somos muito conhecidos pelo destino religioso, muito por Trindade e pelo João de Deus, em Abadiânia”, reitera.

Goiânia também se consolidada como um destino de negócios. Empresários de todas as partes do Brasil e do mundo chegam a Goiânia em busca de expansão das atividades ou de conhecimento. “Negócios também é uma modalidade de eventos. As pessoas vêm para congressos e eventos e acabam esticando para conhecer a Capital”, relata.

Para as compras, “Goiânia é um perigo”, no bom sentido, é claro, com opções de setores comercial como a Região da Rua 44, no Centro, e Campinas.

Acompanhe todos os Super Destinos no blog da jornalista Luciana Maciel

Quer saber mais sobre Goiânia? Ouça a entrevista na íntegra do Super Destinos.

"Finalistas Goiânia 84 Anos"

Na última terça-feira (24), data do 84º aniversário da Capital, a Rádio 730 divulgou no programa Cidadania em Destaque, os três vencedores do concurso fotográfico “Goiânia 84 Anos”. Agora, chegou a hora de matar a curiosidade e saber quem foram os outros 14 finalistas selecionados antes da grande decisão da comissão julgadora. Confira na galeria a seguir o que as lentes dos nossos ouvintes, que assim como nós, “vivem Goiânia”, registraram em nossa belíssima cidade.

View the embedded image gallery online at:
http://sagresonline.com.br/blogs/luciana-maciel#sigProId82ed99a545

 

 

Leia mais...Neste Super Sábado (14), o Super Destinos desembarcou em um dos destinos mais procurados do Nordeste: a praia de Jericoacoara, localizada a 300 km da Capital cearense, Fortaleza.

Considerada uma das 10 mais belas praias do mundo pelo jornal norte-americano Washington Post, Jericoacoara é considerada uma área de proteção ambiental há 33 anos e desde 2002, se tornou um Parque Nacional.

O empresário do ramo de Turismo, Bruno Vasconcelos Silveira, dá dicas para quem quer conhecer o local. “É preciso buscar saber com quem você está indo buscar informações sobre a empresa. Nós vendemos sonhos. Se a pessoa buscar uma empresa que tem credibilidade, certamente o sonho dela se realizará”, aponta.

Ainda de acordo com o empresário, além das belezas naturais, Jericoacoara possui outros atrativos, tais como a gastronomia e opções de lazer tanto para quem gosta de tranquilidade, quanto para os quem apreciam festas. “Temos o melhor da culinária nordestina, a nossa comida regional. Além disso tem restaurantes italianos, franceses, até tailandeses. Jericoacoara é uma praia para todos os gostos. É um lugar romântico e bem familiar. Temos vários restaurantes e bares com música ao vivo também”, destaca.

Da repórter Luciana Maciel

Ouça o Super Destinos sobre Jericoacora na íntegra:

Ouça a 730
apple android
(62) 98400-1757