Nesta quarta-feira, 18, a Fifa abriu a última fase de venda de ingressos para a Copa do Mundo da FIFA Russia 2018™ e a Sagres 730, uma das 12 emissoras de rádio do Brasil com direitos de transmissão do evento, se colocou no lugar do torcedor.

O quão difícil é conseguir um ingresso para a final, dia 15 de julho de 2018, no estádio Luzhniki, em Moscou? Pra gente, mesmo que por sorte, foi fácil.

As vendas foram abertas ao meio-dia, horário de Moscou - 6h00, horário de Brasília. Acordamos 15 minutos antes, e já havia como acessar o sistema para se posicionar na fila de espera.

Acessamos o site da FIFA ( fifa.com/tickets ) por dois navegadores diferentes. Um deles caiu três vezes. O outro indicou 55 minutos de espera que, no final, se resumiram a cerca de 40 minutos.

A partir do momento que você é redirecionado ao site de compra, você passa por seis etapas: confirm residency, terms and conditionis, select product, costumer data, guest data and confirm application.

O tempo limite para concluir essa parte do processo é de 10 minutos, o que, inicialmente, gera certa tensão, mas não diminuiu o tempo de escolha do torcedor em relação às categorias, setores, quantidade e valores dos ingressos. Em breve, a gente conta o porquê.

fifa tickets ingressos
(Foto: Divulgação/FIFA)

Passo a passo

Na primeira etapa, você indica se é ou não cidadão russo. Depois, confirma sua nacionalidade e país em que reside.

Na segunda etapa, é disponibilizado um documento com termos e condições referentes ao uso dos ingressos, às regulamentações de venda e ao código de conduta do estádio. A FIFA anda bem preocupada com segurança e a venda de bilehtes no mercado paralelo.

Os mais apressadinhos, que clicam em “ I agree” sem sequer ler, serão alertados por uma nova tela que insiste: “Leia antes de prosseguir”, trazendo informações básicas sobre as condições de compra dos ingressos.

Lido - e concordado com - os termos, hora de selecionar o produto. São disponibilizados alguns filtros para indicar se sua escolha será por fase, local ou seleção (time). Selecionamos fase porque nosso interesse era comprar um ingresso para a final da Copa do Mundo da FIFA Russia 2018™.

Após selecionar a fase final, são informados cidade, estádio e data do evento, e também indicadas as categorias onde há ingressos disponíveis. Para nós, apareceram três das quatro categorias – a última é reservada para residentes na Rússia.

A mais barata delas (455 dólares ou 1.550 reais na cotação de hoje) já não tinha mais ingressos disponíveis. Escolhemos a categoria 2, com preço intermediário (710 dólares, cerca de 2.400 reais). Um código de segurança aparece na tela para indicar que você não é um robô.

O cronômetro que nos acompanhava, tela a tela, com a contagem regressiva dos 10 minutos limites para concluir o processo é resetado. A partir dessa etapa, você tem mais 15 minutos para finalizar a compra. Ufa!

Um pequeno mapa do estádio Luzhinik aparece na tela para que você possa escolher o setor, a linha e a cadeira de sua preferência. Não alteramos o local indicado pela própria FIFA, visto que conseguimos assentos lado a lado.

A partir desse momento, você é direcionado ao carrinho de compras, onde deve confirmar suas escolhas - quantidade, categoria, setor, linha, careira e preço total.

FAN ID

Passada essa etapa, hora de preencher um formulário com os dados pessoais de quem está comprando e de quem vai utilizar os ingressos.

Atenção: uma vez preenchido esse formulário, não há mais como alterar esses dados. São eles: título (mr. ou ms.), nome, nacionalidade, número do passaporte, data de nascimento, endereço com CEP, país, telefone fixo, celular, e-mail e língua para entrar em contato. As opções, nesse caso, são: inglês, francês, alemão, espanhol e russo.

É preciso indicar também se o ingresso é para portadores de necessidades especiais.

Depois, você escolhe em que cidade, local, dia e horário quer retirar seus ingressos. Quanto ao local, escolhemos FIFA Venue Ticketing Centre. As outras opções eram três aeroportos da cidade de Moscou, cidade que vai sediar a grande final.

A data limite para retirada dos bilhetes é 13 de julho, dois dias antes da final da Copa do Mundo da FIFA Russia 2018™.

Neste momento, uma nova tela aparece informando que, com esses dados, será gerado o FAN ID, um número de identificação pessoal que acompanhará todos os torcedores que comprarem ingressos para a Copa do Mundo da FIFA Russia 2018™. É mais uma da FIFA endossar o controle e também o sistema de segurança do evento.

Na tela seguinte, você deve preencher os dados do seu acompanhante, caso tenha comprado mais de um ingresso, gerando outro FAN ID.

A partir daí, você é encaminhado a uma tela com o resumo dos seus dados e de sua compra. Além de conferi-los e confirmar sua veracidade, você pode escolher disponibilizá-los ou não para fins publicitários.

Pagamento

Assim que você chega nessa parte, há um banner de propaganda instigando o torcedor a pagar com o cartão da marca que patrocina a Copa do Mundo da FIFA Russia 2018™. Porém, não há nenhum benefício específico, caso você escolha realizar o pagamento através dessa bandeira.

Só há mais uma opção disponibilizada. Você escolhe a de sua preferência e prossegue com o preenchimento dos dados de seu cartão.

A partir daí, você é direcionado para uma tela de autenticação do seu banco. Tivemos dois cartões recusados. O primeiro, sem grandes explicações, apenas indicando acesso bloqueado; e o segundo, por limite.

Nesse momento, um pânico. Você cai numa tela indicando falha no processo de compra e só há um botão a ser clicado: “quit”. Tememos ter que voltar para a fila, mas, após arriscar o clique, o alívio: voltamos à tela de confirmação da compra e preenchimento dos dados bancários.

Recorremos a uma terceira opção de cartão de crédito e, após ter um código de verificação enviado ao celular, enfim, confirmamos a compra dos ingressos para a final da Copa do Mundo da FIFA Russia 2018™.

Confirmação

Um e-mail, com todas as informações e regras de utilização dos ingressos é enviado, confirmando sua compra e dando todos os direcionamentos para a retirada dos bilhetes.

Todo o processo, incluindo acesso ao sistema, fila de espera e finalização da compra, durou cerca de 1h30.

Mas nem todos da nossa equipe tiveram a mesma sorte.

Nosso correspondente internacional, Thiago Arantes, sofreu para comprar ingressos. E nem foi para a final da Copa...

Quando a Monara me contou que tinha comprado ingressos para a final da Copa do Mundo, confesso que achei que era brincadeira. Porque, se para ela a coisa foi fácil, para mim, aqui em Barcelona, a compra dos ingressos foi uma saga, que ainda não terminou.

Não foi por falta de vontade: acordei às 8h da manhã daqui (3h no Brasil) e fiquei esperando por mais de três horas no site da Fifa, com a esperança de conseguir uma boa posição na "fila" de compradores. 

Às 11h (6h no Brasil), a tal da fila começou a andar... E a mensagem não era muito animadora: "Tempo de espera - mais de uma hora". Mais de uma hora pode ser uma hora e um minuto, mas também pode ser bem mais do que isso. No exato momento em que escrevo esse dramático depoimento, conto quase cinco horas de espera.

A pior parte disso tudo é que os ingressos nem são para mim. Há uma semana, minha namorada resolveu que quer assistir a um jogo da Copa. "Qualquer um, tanto faz". Quando o sistema funcionar, se um dia ele funcionar, não tenho dúvidas: vou comprar Panamá x Tunísia, para me vingar. 

E, se não funcionar hoje, nem amanhã, continuarei tentando. Em teoria, essa última fase de ingressos vai até o dia da final da Copa, 15 de julho. Espero conseguir comprar os ingressos antes.  

Atualização

Final feliz! Depois de seis horas, consegui finalmente entrar no sistema da Fifa. O clima por lá já era de final de feira, mas ainda deu tempo de achar um ingresso entre os mais baratos para Uruguai x Arábia Saudita.

Pode não ser o melhor jogo da Copa, mas tem Luis Suárez, o que já é uma atração dupla: primeiro porque o uruguaio sempre apronta alguma coisa nos Mundiais, basta ver 2010 e 2014; e segundo, porque, para uma torcedora do Barcelona, poder assistir a um jogador do time catalão sempre vale como motivação extra para ir a uma Copa do Mundo.

Depois de horas de ódio profundo do bonequinho verde que anda sem sair do lugar, finalmente fiz as pazes com o site da Fifa. Agora, a torcida é para que Uruguai e Arábia Saudita façam o melhor jogo da Copa.

Aí, já será mais difícil que comprar os ingressos por aqui...

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação