Arte: FGF
thumb
O Campeonato Goiano 2018 terá início no dia 17 de janeiro e vai até o dia 8 de abril. Na tarde desta sexta-feira (17), a Federação Goiana de Futebol (FGF), divulgou a tabela da competição. Ao todo serão realizados 76 jogos e na rodada da abertura serão cinco partidas realizadas.

17/01 - Quarta-feira:
- Aparecidense x Goiás – (Aníbal Batista de Toledo)
- Grêmio Anápolis x Anapolina – (Jonas Duarte)
- Itumbiara x Atlético – (JK) 
- Vila Nova x Iporá – (Serra Dourada)

18/01 – Quinta-feira
Anápolis x Rio Verde – (Jonas Duarte)

A fórmula de disputa do Campeonato Goiano 2018 será semelhante aos últimos anos. Na 1ª Fase as equipes foram divididas em dois grupos de cinco, com os times do Grupo A jogando contra as equipes do Grupo B, no 1º e 2º Turnos. No 3º Turno os jogos acontecem dentro dos respectivos grupos.

GRUPO A             

GRUPO B

Goiás EC              

Vila Nova FC

Atlético CG

AA Aparecidense

Iporá EC

Itumbiara EC

EC Rio Verde

Anápolis FC

AA Anapolina

Grêmio E Anápolis

O critério de divisão dos grupos seguiu critérios técnicos, de acordo com o desempenho dos clubes no Goianão 2017. O Grupo A será formado pelo campeão, 4º colocado, 5º colocado, 8º colocado e vice-campeão da Divisão de Acesso, portanto, Goiás, Atlético, Iporá, Rio Verde e Anapolina; o Grupo B terá o vice-campeão, 3º colocado, 6º colocado, 7º colocado e campeão da Divisão de Acesso, portanto, Vila Nova, Aparecidense, Itumbiara, Anápolis e Grêmio Anápolis.  

Serão rebaixados para a Divisão de Acesso em 2018 os dois clubes de pior campanha entre os dez participantes, independentemente do grupo em que estejam. Os três primeiros colocados, ao término da competição, garantem vaga na Copa do Brasil em 2019. Os três melhores clubes colocados garantem vaga no Campeonato Brasileiro Série D de 2019, desconsiderando Atlético, Goiás e Vila Nova, que já possuem vaga nas outras Séries.

Federação Goiana de Futebol