A principal competição de clubes do mundo está de volta! Começou a ser disputada nesta terça-feira (13) a fase oitavas-de-final da Liga dos Campeões que teve, neste primeiro dia, a disputa de dois jogos. Jogando na Suíça, o Manchester City goleou o Basel por 4 a 0 e, na Itália, a Juventus empatou com o Tottenham em 2 a 2. Com os resultados, os Citizens abrem vantagem para a partida de volta. Já La Vecchia Signora precisará vencer ou conseguir um empate superior ao de hoje para se classificar.

mancheter city basel ucl

Basel 0x4 Manchester City

Soberano, o Manchester Citu não se importou de jogar fora de casa e goleou o Basel, na Suíça, por 4 a 0.  Logo aos 14 minutos, Gundogan abriu o placar para os Citizens. Quatro minutos depois, foi a vez de Bernardo Silva completar cruzamento e mandar para o fundo da rede do goleiro Valík.

Com uma qualidade incomporável, o time comandado por Pep Guardiola ampliou aos 23 minutos com Kun Aguero que chutou da intermediária e contou com a ajuda do goleiro adversário para marcar o terceiro gol inglês. Com três gols de vantagem no primeiro tempo, o Manchester City passou a controlar a posse de bola até o final dos primeiros 45 minutos.

Sem forças para atacar, o Basel viu o City aumentar o placar logo aos oito minutos da segunda etapa com um golaço de Gundogan. O volante recebeu passe de Aguero, passou pelo marcador e finalizou no ângulo para marcar seu segundo gol e o quarto dos Citizens. Com a ampla vantagem, os comandados de Guardiola passaram a controlar a partida.

Com o resultado, o Manchester City poderá até perder por três gols de diferença que mesmo assim se classificará para a próxima fase. O jogo de volta acontece no dia sete de março, no Etihad Stadium, em Manchester.

juventus e tottenham empatam ucl

Juventus 2x2 Tottenham

Vice-campeã da Liga dos Campeões na temporada passada, a Juventus recebeu o Tottenham em Turim com o objetivo de abrir uma boa vantagem para o segundo jogo das oitavas-de-final e, nos primeiros minutos, este propósito parecia estar próximo. Logo aos dois minutos, após cobrança de falta ensaiada, Higuaín abriu o placar para a Juve.

Sete minutos depois, Bernardeschi recebe cruzamento dentro da área do Tottenham e tenta dominar, mas acaba falta de Davies e o juiz marca pênalti. O argentino camisa 9 da Juventus converte a cobrança e marca o seu segundo tento na partida. Até os 15 minutos iniciais, o sistema defensivo do time italiano estava sobressaindo ao poderio ofensivo dos Spurs e Harry Kane parava nas defesas de Buffon.

Contudo, após muitas tentativas, o camisa 10 do time inglês recebeu lançamento, driblou o goleiro da Juve e mandou para o fundo das redes para diminuir o placar. Com o gol, o Tottenham passou a controlar a partida e a criar as melhores oportunidades, até que, aos 45 minutos, o brasileiro Douglas Costa faz linda jogada e é derrubado por Aurier dentro da área. Com a chance de fazer seu terceiro gol, Higuaín manda no travessão.

Melhor durante toda a segunda etapa, o time comandado por Maurício Pochettino buscava a igualdade no placar que veios aos 26 minutos após cobrança de falta de Eriksen. O camisa 23 bate rasteiro e conta com ajuda de Buffon para empatar a partida.

Para se classificar, os Spurs precisam de apenas um empate em 0 a 0 ou 1 a 1, ou também de uma vitória simples. Já a Juve terá que vencer, ou empatar com resultado igual ou maior a 3 a 3. Um novo 2 a 2 leva a decisão para os pênaltis. A partida acontece no dia sete de março em Wembley.