africacenso

(Foto: Reprodução/ Internet)

A Comissão Econômica das Nações Unidas para África, ECA, e o Governo dos Camarões anunciaram uma parceria para realizar censos populacionais na África com a ajuda de telefones celulares e da internet já a partir de 2020.

O tema foi debatido em Yaoundé, capital camaronesa, por mais de 40 especialistas incluindo profissionais da Divisão de Estatísticas das Nações Unidas, que participa da iniciativa.

Referência

O projeto deve ajudar ainda a implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Agenda 2030. O grupo deve redigir as diretrizes do uso de coleta eletrônica de dados e tecnologias sobre censos populacionais e de habitação que servirão como referência global.

O mundo tem atualmente mais de 5 bilhões de assinaturas de telefones celulares. Para os especialistas da ONU, o censo com a ajuda da internet pode ganhar em agilidade, rapidez e conveniência além de ser mais barato e menos complexo em termos de logística.

O diretor do Escritório para África Central da Eca, Antonio Pedro, afirma que há desafios a serem considerados com as mudanças da tecnologia, resistência à mudança e altos custos de treinamento além da segurança de dados.

A ECA lembrou que a cooperação é vital para o sucesso do plano e que Camarões e Mali já cooperam nessa área.

Da ONU News 

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação