onu news 1Mulheres do café: foto de Jaqueline Roque Candelaria, do México - primeira colocada na competição.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, FAO, concedeu a três mulheres indígenas da Guatemala, do México e do Peru um prêmio de fotografia sobre empoderamento e segurança alimentar.

O concurso, que recebeu 96 finalistas, escolheu os três primeiros lugares da competição que só exigia que as fotos fossem de autoria das próprias participantes.

Exposição

As vencedoras foram a indígena Jaqueline Roque Candelaria do povo Zapoteco, do México, Alicia Roxana do povo Maya Q’echi’ da Guatemala e Rosa Ajrota Inquilla do povo Aymara, do Peru.

A competição é parte da Campanha Global para o Empoderamento das Mulheres Indígenas para o Fome Zero.

Além dos três primeiros lugares foram anunciadas sete menções honrosas. A entrega dos prêmios ocorreu na quarta-feira na Cidade do México para marcar a exposição Mulheres Indígenas no México: Terra e Território. Os trabalhos ficarão expostos no Instituto Nacional de Estudos Históricos das Revoluções do México.

Assista ao vídeo da ONU News com Tai Pelly, uma líder indígena do povo Taíno, de Porto Rico. Ela fala sobre a relação das mulheres com a terra durante o Fórum Permanente sobre Assuntos Indígenas, realizado em abril.

Alimentos

As fotografias expressam as atividades diárias de mulheres camponesas e indígenas como colher ervas e plantar café, a preparação de alimentos tradicionais e a limpeza de pimentas do tipo chiles.

A proposta é refletir a relação da mulher indígena com a terra e os recursos naturais que garante a produção de alimentos para famílias e comunidades.

Segundo a FAO, as mulheres indígenas contribuem com o desenvolvimento sustentável de suas comunidades. Mas nem sempre, esta contribuição é reconhecida.

O diretor-geral da FAO, José Graziano da Silva, diz que é preciso avançar com políticas nacionais com enfoque de gênero e com um atenção à questão indígena na América Latina.

onu news 2AOALC Mulheres sem medo de obstáculos: foto de Alicia Roxana Mucú, da Guatemala, segunda colocada na competição.

 

onu news 3FAOALC Agradecendo nossa divindade: foto de Rosa Ajrota Inquilla, do Peru - terceira colocada na competição.

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação