especialistaonu

O especialista Idriss Jazairy investigará o impacto de sanções unilaterais nos direitos humanos. (Foto: UN Photo/Eskinder Debebe)

Um especialista das Nações Unidas acaba de chegar à Síria, onde fica até quinta-feira, investigando o impacto de sanções unilaterais nos direitos humanos.

Idriss Jazairy fará recomendações sobre como diminuir ou eliminar qualquer tipo de impacto negativo neste sentido. O especialista em direitos humanos declarou que “as condições difíceis na Síria pedem que a comunidade internacional encontre maneiras de proteger os direitos dos cidadãos”.

Cooperação

Na Síria, ele quer avaliar, “num espírito de cooperação e de diálogo”, como as sanções unilaterais tem impedido que as pessoas tenham acesso aos seus direitos.

O relator especial também quer checar o que é preciso para garantir proteções essenciais para a entrada de assistência humanitária no país. O mandato de Jazairy foi estabelecido pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU em 2014, como resposta à preocupação com impactos negativos de sanções unilaterais aos direitos humanos dos civis.

Relatório

Durante esta semana na capital síria, Damasco, ele terá encontros com representantes do governo, da sociedade civil e de empresários. Na quinta-feira, o relator da ONU fará um balanço da visita durante uma conversa com jornalistas.

Jazairy também irá preparar um relatório que será entregue ao Conselho de Direitos Humanos em setembro. 

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação