debate030301

(Foto: Sagres on)

O debate deste Super Sábado (03) teve como tema principal a influência da internet, e consequentemente das redes sociais, no processo eleitoral deste ano. Participaram do programa o advogado especialista em Direito Eleitoral, Bruno Pena e o professor e consultor de marketing político e eleitoral, Lucas Alfaix.

De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Gerografia e Estatística (IBGE), em 2006, apenas 13% das casas brasileiras possuíam internet. Hoje, cerca de 55% da população tem internet em casa. Mais de 95 milhões de brasileiros estão conectados o tempo todo. Os eleitores que antes apenas ouviam as informações, hoje opinam e influenciam seu círculo social.

Para Lucas Alfaix, as redes sociais serão o maior fator de influência na escolha dos eleitores nestas eleições. “É a rede que mais vai influenciar, mais do que a televisão ou seus amigos. A expectativa para esse ano, até pelo cenário que está sendo desenhado, de tanta polaridade, da gente não saber o que virá, a influência eu imagino que será muito alta. Tem se falado muito sobre fake news e robôs, porém grande parte da população não está ciente disso. Eu acredito mesmo que as redes sociais vão ser o maior fator de influência neste ano”, afirma.

Já Bruno Pena ressalta que a legislação não está preparada para a mudança. “Tem algumas experiências que as redes sociais estão trazendo pela primeira vez. Um exemplo é a vaquinha online para a arrecadação de recursos para a Campanha eleitoral, que a gente ainda não sabe como vai funcionar. A legislação eleitoral muda muito rápido”, justfica.

Acompanhe o debate completo:

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação