phpAbrir uma empresa pode ser um processo trabalhoso e caro. No entanto, uma plataforma digital possibilita que empreendedores comecem o próprio negócio da forma correta com até 90% de economia. Sobre esta novidade, o especialista em economia compartilhada, Rafael Barbosa, e o auxiliar contábil Weliton Borges Lopes, concederam entrevista exclusiva à Rádio 730 nesta terça-feira (23) no quadro Sala da Direção, no programa Cidadania em Destaque.

“Um exemplo mais claro é o Uber, dentro desse modelo de nova economia. O Airbnb, que tem um papel de colaboração do ponto de vista de locação de quartos, de casas, acaba competindo com os hotéis, ou seja, cada um de nós que antes éramos apenas consumidores hospedagem, hoje podemos ser fornecedores. Assim, muda-se a forma de consumo. No Uber também. Antes só existia o táxi e o consumidor. Hoje, qualquer um pode ser um fornecedor de transportes e também consumidores”, exeplifica Rafael Barbosa.

A plataforma digital XporY.com tem a proposta de modernizar e potencializar vendas, inclusive com produtos considerados “ociosos”. As vendas não são realizadas em “real”, e sim em produtos “y” pagando em uma moeda virtual, os “X$”.

O site propõe uma permuta de bens e serviços mediante a utilização de valores estabelecidos em “X$” de forma a permitir a permuta multilateral, nas condições ora previstas. De acordo com a plataforma, já são mais de 1 mil clientes e fornecedores, entre pessoas físicas e jurídicas, cadastrados.

Weliton Borges Lopes participa da XporY.com há mais de um ano e oferece este serviço para quem também disponibilizar produtos ou serviços na plataforma. Entre os serviços que oferece, está a assessoria para quem quer abrir sua empresa.

“Fazemos orientação quanto ao tipo de empresa mais adequada a necessidade no perfil de cada cliente. Assim que tiver certo sobre o qual modelo societário e forma de tributação, passamos para viabilidade junto a junta comercial referente ao nome e atividade, depois iniciamos o processo de abertura, na junta comercial e Receita Federal. Todo esse processo leva no máximo dois dias, depois passamos para prefeitura, processo um pouco mais demorado podendo levar até dois meses até a obtenção de todos alvarás, bombeiro, vigilância sanitária e alvará de funcionamento”, explica.

Para ter acesso ao benefício, basta que o empreendedor cadastrar produtos ou serviços do seu negócio na plataforma para serem negociados na moeda X$. Além de economizar na despesa da formalização, a XporY.com também ajuda na divulgação do próprio negócio entre os participantes da plataforma de negócios, que já reúne 2.516 profissionais e empresas.

Outro diferencial da XporY.com, em relação a outras plataformas de permuta, é a ausência de custo de adesão, ou seja, os participantes não pagam para entrar na “rede” e nem um valor mensal para manutenção. “Com a XporY.com, somente na hora de consumir, é que paga-se apenas uma taxa de 10% em reais sobre o valor da compra”, explica o empresário e fundador da scale-up Rafael Barbosa.

Saiba mais sobre a nova plataforma e ouça a entrevista na íntegra

Com informações da Comunicação Sem Fronteiras

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação