eurosocial aberturaA Rede Pró-Aprendiz, em uma das suas missões no exterior, participa da Reunião Anual do Programa da União Europeia para a Coesão Social na América Latina EUROsocial +, realizado entre os dias 20 a 22 de novembro, em San José na Costa Rica, é um dos principais programas sociais da cooperação da União Europeia na América Latina. Com mais de dez anos de existência, o programa foi projetado para ajudar a mudar as políticas em três áreas prioritárias: políticas sociais, governança democrática e igualdade de gênero.

Em 2016 foi lançado a terceira fase do programa, dotado de um orçamento de 32 milhões de euros para o período de 2016-2021, afim de instalar o conceito de coesão social, que tem a ver com solidariedade, igualdade de oportunidades e bem-estar, símbolo de sociedades unidas em um objetivo comum. A reunião anual do EUROsocial+, reúne os principais atores do programa em um ambiente de diálogo e desenvolvimento de ações para a juventude, no âmbito da educação e do trabalho.

A Rede Pró-Aprendiz, representada pelo superintendente da instituição, Valdinei Valério, participa abordando suas experiências com a inclusão laboral juvenil e seu pioneirismo na aprendizagem, marcando também a participação da Rede Pró-Aprendiz na mesa redonda que abordou sobre diálogo setorial com enfoque em políticas de governança, políticas de igualdade de gênero, políticas sociais.:

- “É de grande importância a Rede Pró-Aprendiz participar de maneira efetiva em um evento como este, que reúne atores da União Europeia e latino-americana para formulação de políticas públicas.” celebrou o dirigente.

O superintendente da Rede Pró-Aprendiz abordou sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS8, desenvolvido pela ONU) e o trabalho desenvolvido pela Rede Pró-Aprendiz.

- “A Rede Pró-Aprendiz tem uma tecnologia testada e aprovada, que pode contribuir com outros países por meio da política pública de inclusão laboral juvenil progressiva, onde somos protagonistas e exemplo de tecnologia social replicável. No Brasil, no primeiro semestre deste ano, mais de 60 mil jovens, ente 14 e 24 anos, ingressaram no mercado de trabalho, contribuindo para o saldo de empregos positivo, jovens que ingressam por meio do programa de inclusão laboral juvenil, garante educação, emprego e renda.” detalha Valdinei

Sobre os ODS:

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) são uma agenda mundial adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015 composta por 17 objetivos e 169 metas a serem atingidos até 2030. Nesta agenda estão previstas ações mundiais nas áreas de erradicação da pobreza, segurança alimentar, agricultura, saúde, educação, igualdade de gênero, redução das desigualdades, energia, água e saneamento, padrões sustentáveis de produção e de consumo, mudança do clima, cidades sustentáveis, proteção e uso sustentável dos oceanos e dos ecossistemas terrestres, crescimento econômico inclusivo, infraestrutura, industrialização, entre outros.

Sobre EUROsocial +:

EUROsocial+ é um programa da Comissão Europeia para a cooperação entre a Europa e a América Latina. O objetivo é contribuir para mudanças nas políticas públicas que melhoram a coesão social através da aprendizagem entre pares e o intercâmbio de experiências entre instituições homólogas em ambas as regiões. Objetivos: Contribuir para o projeto, reforma e implementação de políticas públicas na América Latina que tenham impacto na coesão social. Através de um trabalho de colaboração entre pares e de consulta entre as instituições da América Latina e EuropaComo funciona: Como facilitador, disponibilizando às instituições imersas nesses processos o conhecimento de experiências semelhantes em outros países da América Latina e também na Europa, que podem fornecer elementos inovadores nessas reformas.

Sobre a Rede Pró-Aprendiz:

A Rede Pró-Aprendiz é uma aliança nacional criada para difundir e fortalecer a Aprendizagem, enquanto ação de política pública para a juventude. Surge em 2009, a fim de replicar para todo o Brasil a tecnologia social que possibilitava, em Goiás, o atendimento sistemático, efetivo e sustentável de milhares de jovens em situação de vulnerabilidade social. Hoje, conta com 30 instituições integrantes, cobrindo todas as regiões do País em 20 estados e Distrito Federal.

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação