Albina Ruiz (Foto: Rubens Salomão/Portal 730)
albinadfg
Educação como investimento. Esta foi uma das expressões destacadas pela engenheira industrial e consultora internacional, Albina Ruiz Rios, durante a apresentação do Fórum Íbero Americano de Sustentabilidade 2018, realizado na tarde desta terça-feira (12), em Goiânia.

Em entrevista à repórter Giuliane Alves, da Rádio 730, Albina frisa a necessidade de unir forças para proporcionar a transformação da sociedade em relação ao conceito de sustentabilidade.

“Temos que somar esforços. Estamos aqui para formar esta parceria que viemos construindo há muitos anos, porque precisamos chamar a atenção para a nossa sociedade, governo, para as empresas, para dizer ‘é hora de fazer as coisas, e não apenas fazer palestras’”, avalia.

Segundo Albina Ruiz, as mudanças devem sim começar pelos jovens, principalmente em relação ao comportamento dentro de uma sociedade de consumo.

“Os jovens são muito importantes porque eles vêm para mudar. Precisamos de gente mais consciente, que poder ser um consumidor mais responsável, porque sendo consumidores temos poder. Se nós exigirmos produtos que durem mais tempo, que não cause danos ao meio ambiente, o empresário também vai mudar, pois verão que os consumidores pensam diferente. Queremos um compromisso de fazer mudanças, não para amanhã, mas para agora”, afirma.

O Fórum Íbero Americano de Sustentabilidade será realizado em Goiânia, em setembro de 2018, promovido pela Fundação Pró-Cerrado (FPC). O evento precede as edições na Espanha, no Perú e no Panamá. De acordo com Albina Ruiz, a educação e a busca pela profissionalização são meios possíveis de mudança para um mundo sustentável.

“Para nós, a educação é um investimento, e não um gasto. Pois é a única maneira de termos gerações diferentes, que sejam mais conscientes, em tudo o que fazerem, seja qual for a profissão que escolherem”, conclui.

Albina Ruiz Rios é doutora em Engenharia Química pela Universidade Ramón Llull, na Espanha, mestre em Ecologia e Gestão Ambiental, com estudos de especialização em Gestão de Resíduos Perigosos pela Universidade e Basileia, na Suíça, e Gestão Local da Universidade espanhola de La Rábida. Formada pela Universidade Nacional de Engenharia, com segunda especialização em Engenharia Sanitária de Resíduos Sólidos na mesma universidade.

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação