gustavrO Centro Cultural Gustav Ritter, no Setor Campinas, em Goiânia, é uma unidade de formação cultural vinculada à Secretaria Estadual de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE). No local, são oferecidas aulas de música, dança e teatro para toda a comunidade.

O diretor do instituto, Edmar Carneiro, concedeu entrevista exclusiva à Rádio 730 nesta quarta-feira (27), no quadro Educação do programa Cidadania em Destaque, com apresentação de Cecília Barcelos. Ele conta que a escola de balé é a locomotiva do Gustav Ritter.

Ouça a entrevista na íntegra

“Nosso balé infantil, composto por meninas de 11, 12, no máximo 13 anos, ficou em primeiro lugar em vários festivais. Ganhamos em Indaiatuba (SP), em Joinville (SC), onde ganhamos do balé Bolshoi; ganhamos também em Uberlândia (MG) em Taguatinga (DF). São meninas que estudam 5, 6, 7 anos de balé, que começaram com 5 ou 6 anos de idade. nós percebemos que a dança é a nossa locomotiva, o braço internacional da escola”

Há quatro anos, Adhonay Soares conquistou a medalha de ouro no Grand Prix New York Festival, e atualmente continua sua formação de bailarino com bolsa de estudos na Alemanha. Além dele, vários outros alunos já conquistaram bolsas para países como o Canadá, França, Suíça, Alemanha e os Estados Unidos. Edmar Carneiro explica que ele é uma exceção, em meio a centenas de bailarinas. “Meninos são exceção. Se tivermos 5 alunos homens no balé, é muito. Por outro lado, temos entre 300 e 400 meninas, dos 5 aos 13 anos”, relata.

image

Edmar Carneiro conta que os alunos fizeram bonito na cantata de Natal do show da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) e do governo estadual, na Praça Cívica, e conta o sucesso do teatro infantil da instituição.

“No projeto da OVG e do Governo de Goiás, na abertura do Natal na Praça Cívica, tivemos 100 crianças nas cantatas de Natal, foi maravilhoso. Tivemos também uma mostra de teatro infantil e uma adulta. O interessante é que a infantil é sempre cheia, porque a criança atrai os familiares, a vó, a madrinha, o pai, a mãe, os irmãos”, afirma.

O Instituto de Educação em Artes Gustav Ritter, abre no próximo dia 4 de janeiro, as inscrições para os testes de aptidão para o ano letivo de 2018 nas áreas de música, dança e teatro.

“Ano que vem faremos 30 anos de oferecimento de formação cultural, não só para Goiânia mas também para as cidades que compõe a região metropolitana de Goiânia. Temos alunos de praticamente todos os setores da capital. Temos alunos dos 5 aos 80 anos. A predominância de crianças no balé, que começa com 5 anos, no teatro com 7 e na música com 8. Para fazer música, é necessário que a criança já seja alfabetizada, para poder ler as partituras”, frisa Edmar Carneiro.

Para realizar a inscrição, os candidatos deverão comparecer dentro do período estabelecido ao Instituto Gustav Ritter, na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, 237, no Setor Campinas, próximo à Praça da Matriz.

Serão oferecidas também vagas para os grupos de práticas de conjunto da escola, tais como: Orquestra, Banda Sinfônica, Big Band, Grupo de Violões, Grupo de Choro, Grupo de Flautas, dentre outros.

É indispensável a apresentação de documentos pessoais como identidade ou certidão de nascimento.

gustav

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação