Foto: Agência Brasil
agenciabrasils
Você já pensou em ter uma horta em casa? Conhecidas como hortas urbanas, elas são uma ótima forma de melhorar hábitos alimentares, já que oferecem temperos e ervas fresquinhos bem ao alcance das nossas mãos. Para sabermos como realizar este desejo, recebemos aqui no estúdio o coordenador do projeto horta na escola da Secretaria Municipal de Educação, Nestor Valverde.

“Olha meu pedaço de chão, que era limpo e secão. Fiz canteiro e plantei hortaliça, e agora é verde de montão”. Este é o trecho de um poema recitado pelo coordenador do projeto Horta na Escola, da Secretaria Municipal de Educação (SME), Nestor Valverde, em entrevista exclusiva nesta terça-feira (09) no programa Cidadania em Destaque, da 730.

O que dá rima ao poema, pode virar realidade de quem vive em ambientes de grandes cidades. As chamadas hortas urbanas são uma ótima forma de melhorar hábitos alimentares, já que oferecem temperos e ervas fresquinhos, bem ao alcance das mãos. Segundo Valverde, o que é feito nas escolas, também pode ser praticado em casa.

“Com o projeto Horta nas Escolas, geralmente, a comunidade também leva o projeto para casa. O objetivo é esse, que a escola interaja com a sua comunidade. A casa é uma extensão da escola. Como a escola tem uma horta, a casa também passa a ter. A família passa a ter uma alimentação natural, 100% saudável e orgânica, produzido por ela mesmo”, pondera.

Nas escolas, o projeto é realizado em três etapas: a lúdica, palestras e, por fim, a prática com o plantio nas hortas. De acordo com Nestor Valverde, a meta é disponibilizar a horta em todas as unidades públicas de ensino da capital.

Ouça a entrevista na íntegra

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação