aprendi

Jovens aprendizes (Foto: Johann Germano/Sagres On)

O “Programa Jovem e o Futuro”, de autoria do vereador Emilson Pereira (PODEMOS), foi aprovado na manhã desta quarta-feira (18) na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal de Goiânia. O projeto sugere que jovens e adolescentes possam ingressar, como aprendizes, em órgãos da administração pública municipal, autárquica e fundacional.

A matéria estabelece um mínimo de 3% e um máximo de 10% de aprendizes  sobre o total de funcionários estatutários existentes no órgão, mediante um contrato de trabalho. Para o desenvolvimento dos jovens, o município poderá firmar parcerias com entidades habilitadas no Cadastro Nacional de Aprendizagem do Ministério do Trabalho. 

Dezenas de estudantes de cursos profissionalizantes das escolas Cesan, Camp e Jovem Espro compareceram à reunião para solicitar aprovação do programa. Em entrevista ao repórter Jerônimo Junio, da Sagres, Emilson Pereira destacou a importância do projeto. 

“O projeto que visa trazer oportunidades para que os nossos jovens estejam prioritariamente em sala de aula e também se profissionalizem, buscando uma formação e que no futuro se abram as portas do mercado de trabalho. Estamos em busca, em todo o Brasil, pela erradicação do trabalho infantil, e esse projeto vem de encontro a isso”, reforça. 

Segundo Emilson Pereira, mais de 56 mil jovens estão afastados das salas de aula por falta de um programa desse que permita estudar e ter uma renda para sua subsistência. 

A vereadora Priscilla Tejota (PSD) elogiou a matéria, juntamente com outros colegas, mas lamentou que a iniciativa não tivesse partido do Executivo. “Pelo contrário, um dos primeiros atos do prefeito foi demitir os estagiários da Prefeitura e hoje somos a única capital do país que não tem programa de estágio”.

Rede Pró-Aprendiz

O projeto realizado com os jovens aprendizes pela Rede Pró-Aprendiz é um exemplo de aplicação da Lei de Aprendizagem, com inclusão social, incentivo aos estudos e inserção no mercado de trabalho. Em todo o país, a Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi) já promoveu mais de 50 mil jovens por meio da inclusão social e inserção no mercado de trabalho, beneficiando diretamente mais de 100 mil famílias. 

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação