Sagres A Caminho da Copa

Foto: Reprodução/ Internet
ruassetorsul
O Setor Sul é um dos bairros mais tradicionais da capital. O bairro já estava previsto no primeiro projeto feito para Goiânia, por Atílio Correa Lima. No plano do urbanista estavam desenhados, o Setor Central, o primeiro núcleo a ser erguido, e além do setor Sul, o Norte, o Leste e o Oeste.

Anos depois, quem assumiu a execução do plano foi Armando de Godoy e dentre as alterações feitas por ele, as mais importantes foram no Setor Sul, em que ele executou o modelo de cidades jardim, que previa mais harmonia do tráfego de veículos.

O maior exemplo é Praça do Cruzeiro, que de acordo com especialista em história goiana, Givaldo Corcínio, foi idealizada para a comunidade.

Este esquema de ruas é chamado de radial concêntrico, em que as avenidas convergem para uma grande praça, formando um “asterisco”, como explica o professor e historiador, Cristiano Vinícius.

Essas vias que saem da Praça do Cruzeiro são a 86, 87, 88, a 84 e a continuação dela, que é a Rua 90. Sendo esta última, de acordo com o professor, a maior radial.

Da repórter Jordanna Ágatha