Imagem: Fotos Públicas
publico
Detentos da cadeia de Santa Helena, a 270 quilômetros de Goiânia, iniciaram uma rebelião na madrugada desta segunda-feira (01), feriado de ano-novo.

Por meio de nota, a Superintendência Executiva de Administração Penitenciária (Seap) informou que o movimento teve início por volta de 00h15. Um agente penitenciário que estava de plantão foi feito refém na unidade.

Ainda segundo a nota, em seguida houve tumulto em uma das alas, a “A”, onde presos tentaram invadir a “B” com a intenção de fazer vingança motivada por rixas anteriores entre os grupos. Os presos da ala B reagiram e começaram a quebrar os cadeados da celas.

Os demais servidores de plantão na unidade acionaram a Polícia Militar, que deu apoio na área externa da unidade, e o Grupo de Operações Penitenciárias Especiais (Gope) efetuou a liberação do servidor feito refém.

A Seap confirma ainda que, após procedimentos de contenção, nove  presos ficaram feridos e foram encaminhados para atendimento na enfermaria do presídio e retornaram em seguida para suas celas.

Na ação, seis presos identificados como autores do motim, e precisaram ser transferidos para o Complexo Prisional de Aparecida de Goiânia para cumprir Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).

A Seap abriu procedimento administrativo para apuração dos fatos. Nenhum preso conseguiu fugir na ação.