Gustavo Mendes (Foto: Divulgação)
gustavos
De hoje (16) até domingo (19), a região norte do estado recebe a 16ª edição do TeNpo - Mostra Nacional de Teatro de Porangatu. A programação mistura atrações de diversos gêneros com espetáculos nacionais, regionais, workshops e oficinas temáticas. A coordenadora da mostra, Dirce Vieira concedeu entrevista exclusiva no quadro Mala Pronta desta quinta-feira, no programa Cidadania em Destaque. Ela conta que o festival trouxe um novo olhar da cidade a respeito da arte e do teatro, tornando-se uma referência em Goiás.

“Desde a primeira edição do TeNpo, houve um cuidado e uma atenção melhores para o teatro, tanto da comunidade, das escolas. Todas as escolas, sejam particulares, estaduais ou municipais, fazem apresentações teatrais o ano inteiro, e participam também de todas as oficinas. A mostra deixa um legado importante para a cidade”, afirma.

Nesta quinta-feira, às 20h, a mostra começa com stand-up do comediante mineiro Gustavo Mendes, com a peça “Atrevido”, e entrada gratuita. A abertura oficial será no Teatrão, espaço montado especialmente para a mostra.

Ouça a entrevista na íntegra

Confira a programação completa

Na sexta-feira, a programação começa às 14h, com o espetáculo infantil Cora Coralina, da Cia de Teatro Sala 3 (GO). O público da Mostra também pode conferir o workshop de Gestão Cultural sobre projetos, produção teatral e cenografia virtual, às 17h, na UEG. O Grupo Teatral Limpando o Olho, de Porangatu, faz o espetáculo circense Show da Alegria, às 18h, que será realizado até domingo. A noite ainda conta com mais dois espetáculos: Sr. Will, da Giro 8 Cia de Dança, às 20h, e A Inconveniência de ter coragem, do Grupo de Teatro Trem de Doido, de Porangatu.

A Fantástica Máquina Humana, do Grupo Sonhus Teatro Ritual (GO), abre a programação do sábado levando formas animadas no Teatro do Centro Cultural, às 14h. No mesmo local, às 20h, a Cia Teatral Oops! (GO) apresenta o suspense musical Willian Wilson. O Teatrão recebe às 21h o espetáculo nacional A Farra do Boi Bumbá, com Os Ciclomáticos (RJ). A comédia tem classificação livre e traz uma história do folclore misturada a diversos elementos nacionais, da América Latina e Europa.

No domingo, último dia da Mostra, o espetáculo infantil Na Biboca das Parafusetas, da Caravana da Alegria (Porangatu), será apresentado às 14h no Centro Cultural. No fim da tarde, o público pode conferir uma intervenção urbana com o espetáculo Por Acaso­­_tardes de improviso, com os grupos ¿por quá? e Vida Seca (Goiás). A atriz Fernanda Pimenta apresenta o espetáculo Quando se Abrem os Guarda-Chuvas às 20h, no hall do Centro Cultural.

Para encerrar a programação da Mostra Nacional de Teatro de Porangatu, a atriz Pitty Webo e o ator Luciano Szafir (SP) chegam com o espetáculo Mulheres Solteiras Procuram, que será apresentado às 21h30 no Teatrão. A peça fala sobre a mulher contemporânea e os dilemas de um relacionamento moderno.

Oficinas – As oficinas vão de sexta-feira a domingo em diversos locais da cidade, com temas como arte circense e palhaçaria, interpretação, direção, maquiagem artística, teatro educação e circo, com ministrantes de diversos locais do Brasil, como Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Ceará, Acre e Goiás. A participação é gratuita e as inscrições estão sendo realizadas no Centro Cultural de Porangatu.

O TeNpo 2017 é realizado pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce), com parceria cultural do Idesa. A entrada para todos os espetáculos e as oficinas é gratuita. Confira a programação completa do TeNpo 2017.

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação