Sagres A Caminho da Copa

Galo da Madrugada invade ruas de Recife no sábado (10) (Foto: Arquivo/Prefeitura de Recife)
galodamadrugada
Um dos carnavais mais coloridos e especiais do Brasil certamente está na região nordeste. E é para lá que o Super Destinos quer te levar no próximo final de semana. É hora de fazer as malas e iniciar a preparação para o carnaval de Recife, em Pernambuco.

O guia de turismo Airton Barros Júnior concedeu entrevista exclusiva à jornalista Luciana Maciel. Antes de falar da folia propriamente, ele destaca verdadeiros paraísos locais como a cidade irmã Olinda, Porto de Galinhas, praias como Boa Viagem, Itamaracá, no litoral norte, e Galhetas e Carneiros. Ah, um detalhe: não pense que o carnaval de Recife começa em fevereiro.

“É um carnaval popular, feito pelo povo e para o povo. A irreverência das pessoas, as fantasias, as criações, as alegorias, os ritmos, as variedades como o frevo, o maracatu, cirandas. É um carnaval muito colorido, alegre, e já começou em dezembro, com as prévias”, relata o guia.

Um dos itens que não podem faltar durante a folia é a segurança. Airton Barros Júnior salienta que a expectativa de público é sempre crescente e, por esse motivo, o número de policiais também é reforçado. “Está sendo organizado um efetivo da Polícia Militar de mais de 27 mil policiais para dar segurança à festa”, afirma.

O tradicionalíssimo Galo da Madrugada é a mais badalada das folias do carnaval pernambucano. Segundo Airton Barros Júnior, são cerca de 10 horas de festa no próximo sábado (10). “A maior festa é a do Galo da Madrugada, do Zé Pereira. É um público que gira em torno de 2,5 milhões de foliões. Começa às 7h da manhã até às 17h.

Além da figura principal do Galo, réplicas coloridas estão espalhadas por toda Recife, em homenagem aos 40 anos do Clube de Máscaras, um ícone do Reinado de Momo na cidade e responsável por arrastar uma multidão no sábado de Zé Pereira.

Os tradicionais bonecos de Olinda são um espetáculo à parte. Para este ano, o desfile das figuras gigantes promete um encontro histórico entre dois chefes de estado polêmicos: o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un.

Quer saber mais sobre a cultura e as atrações do carnaval em Recife? Ouça a entrevista na íntegra.

Acompanhe o Super Destinos acessando o blog da jornalista Luciana Maciel no Portal 730.