florcafe

(Foto: Reprodução/ Internet)

Meu irmão é muito ligado ao reino vegetal. Ele ama estar em contato com árvores e plantas. Uma vez, ele me disse que toda planta responde a ambientes positivos e negativos e que não adianta ter todo o cuidado, ser regada, adubada... Se a atmosfera for pesada, triste, negativa, a planta vai morrer. 

Beleza. Guardei essa informação. Até que um dia estava no trabalho e vi meu colega regando a plantinha da mesa dele com café. Estranhei e perguntei: “Café na planta?”. Ele brincou: “Essa é uma planta jornalista. Vive de café e luz artificial”.

E olha que a planta é linda e parece muito saudável - pelo menos pra mim, que sou leiga.

Calcula aí: ela chegou à redação há mais ou menos um ano com aproximadamente 5 cm e agora já tem 30cm e continua crescendo. Na mesma hora lembrei do que meu irmão explicou. E pensei: crescer só a base de café e luz artificial também é possível, desde que o ambiente faça bem. Ou seja, você pode até não trabalhar em um escritório com janelas amplas, cadeiras ergométricas e ginástica laboral diária, mas se se sentir bem ali,  tiver a chance de rir, de ser original e viver sem preconceito, pode saber: vai crescer ainda mais que a plantinha do meu colega que nunca nem viu a luz do sol. É claro que não estou falando para a partir de hoje você se entupir de café e viver o tempo todo no trabalho.

Estou te aconselhando a buscar pontos positivos mesmo em ambientes adversos, porque assim você cuida da sua saúde mental. Afinal, uma atmosfera positiva ajuda na liberação da endorfina, um hormônio produzido no cérebro que tem função analgésica e relaxante e nos dá a sensação de felicidade e bem-estar. Estando mais feliz, você trabalha melhor, produz mais, fica menos cansado e ainda ajuda a deixar o dia dos seus colegas mais feliz.

É círculo infinito, ambientes de trabalho feliz faz trabalhadores felizes que deixam o ambiente feliz e aí, você já entendeu né? E se você estiver desanimado  no trabalho achando que tudo que acontece é desfavorável, lembre da planta jornalista que não tinha todos os recursos, mas tinha um ambiente leve e feliz. Que tal dar um sorriso para quem estiver do seu lado agora e levar esse sorriso em todos os expedientes? Uma brecha positiva, é tudo sua mente precisa.

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação