salmao com pesto de azeitonas

Salmão com pesto de azeitonas (Foto: Cecília Barcelos)

Estou falando do salmão! Ele é super versátil e comumente consumido desde cru, como na culinária japonesa, até as mais variadas formas de cocção (cozido, assado, grelhado etc.). Rico em ômega-3, um ácido graxo poli-insaturado. Traduzindo: uma gordura super do bem, capaz de proteger o coração já que evita a formação de placas de gordura nas artérias, diminuindo os riscos de infarto e derrames, por exemplo. O salmão também contribui para o controle do colesterol, aumentando os níveis do HDL (colesterol bom) e diminuindo os níveis do LDL (colesterol ruim).

O salmão também é rico em magnésio, um mineral indispensável ao bom funcionamento de nervos e músculos e que evita a formação de pedras nos rins e na vesícula, além de reduzir os riscos de se ter mal de Alzheimer. Entre outros nutrientes, esse peixe é rico em vitamina A que, dentre outras funções, atua como protetora da visão. Destaque também para o selênio, um antioxidante que previne o envelhecimento e contribui para minimizar os riscos de tumores.

Acredito que já enumerei bons motivos para melhorar o consumo deste e de outros peixes. Segundo a Associação Brasileira de Piscicultura, o brasileiro come, em média, 10 quilos da proteína por ano. Pode parecer muito, mas ainda estamos longe do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, que seria exatamente o dobro disso. O fator preço talvez pese na conta do consumidor, principalmente quando falamos de pescados mais caros, como o salmão.

Mas investir num cardápio especial de vez em quando, incluindo essa proteína em sua alimentação, pode resultar em excelente custo benefício, já que estamos falando de um alimento extremamente saudável, rico em nutrientes e vitaminas que garantem saúde para o corpo inteiro. Sem exageros, o corpo inteiro mesmo! Resumindo o que já afirmei anteriormente, os benefícios vão desde a proteção contra doenças cardiovasculares, passando pelo mal de Alzheimer e até mesmo auxiliando no combate à depressão.

E para que você se anime, segue agora uma receita bem fácil e deliciosa!

Salmão com Pesto de Azeitona

* 4 filés de salmão em postas

* 3 tomates maduros, sem pele e sem sementes, picados a brunoise (cubinhos)

* ½ cebola picadinha

* 2 dentes de alho picadinhos

* 1 xícara (chá) de azeitona picada

* sal e pimenta a gosto

* Azeite

Modo de preparo

Tempere o salmão com sal e pimenta a gosto. Pode dar uma incrementada no tempero, conforme o seu paladar. Em uma panela antiaderente, aqueça um fio de azeite e doure o peixe por igual, virando-o com o auxílio de um pegador. Faça isso cuidadosamente, de forma a não desmanchar a posta de filé e nem deixar queimar. Retire o peixe e reserve, mantendo aquecido.

Na mesma panela, aproveitando o sabor deixado pelo peixe, coloque mais um fiozinho de azeite e refogue a cebola e o alho. Acrescente o tomate picado e cozinhe mais um pouco. Junte as azeitonas e misture tudo muito bem. Acerte o sal. Está pronto. Sirva com o peixe.

Você pode acrescentar outros ingredientes ao preparo, basta soltar a imaginação. Na foto que ilustra essa postagem, por exemplo, usei camarões. Fica a dica então. Que tal aproveitar o fim de semana e caprichar no cardápio para aquela refeição especial? Bom apetite!

logo-sagres

Rua Monsenhor Celso, Quadra Área, Lote 2, s/n - Vila Santa, Aparecida de Goiânia - GO, 74912-590
Telefone: (62) 3216.0730

© Copyright 2006-2018 Sistema Sagres Cerrado de Comunicação