Nesta segunda-feira (14), a Demá Jovem assinou em Buenos Aires o contrato de parceria com Fundação SES, o que irá permitir implementação do Olimpismo365, projeto do Comitê Olímpico Internacional (COI), no Brasil. A parceria busca viabilizar aplicação dos valores do espírito olímpico para os jovens e suas comunidades.
No Brasil, a Demá Jovem atua por meio da Rede Nacional de Aprendizagem, Promoção Social e Integração (Renapsi), Organização da Sociedade Civil com foco em promover educação, trabalho e aprendizagem para jovens aprendizes. No Brasil, a Renapsi possui polos em diferentes regiões, como Goiás, Tocantins e Distrito Federal; estados que vão começar a executar o projeto do Olimpismo365 ainda este ano.
Missão
De acordo com o copresidente Global Demà, Adair Meira, a assinatura demarca um momento significativo para a instituição e ressalta que a missão atual será exercer a “visão olímpica durante todos os dias do ano”.
Ademais, segundo ele, o Olimpismo365, criado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) e sob responsabilidade da Fundação SES, é um meio eficaz de trabalhar eixos como educação, esporte e geração de renda.
“O projeto irá levar o reforço de Educação, a força para que os jovens tenham sua formação e oportunidades de meios de vida ou para o trabalho. Isso tudo com marcas conhecidas e comprometidas com os eixos da educação, esporte e da ocupação e renda para os jovens”, afirma.
Jornada
Para a presidente da Fundação SES, Alejandra Solla, a parceria representa a concretização de um desejo antigo, além de expressar um passo representativo para mudanças no futuro das juventudes.
“É o primeiro passo para seguir multiplicando e fazendo muito mais coisas juntos por um mundo melhor, por um mundo onde todos os jovens tenham um lugar, onde todos os jovens possam cumprir e fazer cumprir os seus direitos”, destaca.
O CEO da Advance Inspiring Social Innovation, consultoria que atua na promoção de projetos que unem esporte e impacto social, Josep Cortada, ressalta o caráter global do Olimpismo365, centrado nas problemáticas globais da humanidade.
“Ao lado da Renapsi será possível se realizar no Brasil de uma contundente, com a colaboração da Fundação SES, e realmente procurar que os jovens possam ter uma vida melhor ligado aos valores do olimpismo e do esporte”, avalia.
Olimpismo365
Ademais, o programa Olimpismo365 envolve em sua agenda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
Entre eles, destacam-se os ODS 3 — Saúde e Bem-Estar; ODS 4 — Educação de qualidade; ODS 8 Trabalho decente e crescimento e ODS 17 — Parcerias para os objetivos.
Nesse contexto, segundo o Comitê Olímpico Internacional (COI), a iniciativa corrobora para a ampliação do acesso ao esporte; criação de comunidades seguras, inclusivas e igualitárias, além de oferecer instrumentos para fortalecimento de conexões locais e a nível global.