Mais de cinco mil recenseadores vão percorrer todo o Estado de Goiás nos próximos três meses. O Censo 2010 foi iniciado oficialmente nesta segunda-feira e o primeiro a fornecer os dados foi o governador Alcides Rodrigues, que aproveitou para ressaltar a importância da pesquisa para o gestor público.

“É impossível não trabalhar com dados e sobretudo com dados confiáveis para as políticas de planejamento, aplicação de recursos e direcionamento deles, tomando por base o que temos de concreto.”

São dois tipos de questionários. A população em geral responderá um básico, com cerca de 30 questões e em 5% das residências será aplicada a amostra, que poderá chegar a até 100 perguntas, dependendo das repostas.

A aplicação do questionário será aleatória e a população ainda tem a opção de formular online. “Primeiramente, o cidadão deve esperar a visita do recenseador, que entregará uma senha para que ele tenha o prazo de uma semana para responder o questionário”, explicou Daniel Ribeiro Oliveira, chefe do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em Goiás.

O recenseador estará vestido com o colete do IBGE, com logomarca. O cidadão ainda pode receber informações pelo 0800-721-8181. Em Goiás, cerca de 1,77 milhão de residências serão visitadas.