Acontece nesta terça-feira, 13 de abril, o lançamento da segunda edição do livro “A construção de Brasília: modernidade e periferia”, no Martinica Café, às 20 horas. A obra do autor Luiz Sério Duarte é o resultado de sua tese de doutorado. Ele adaptou teorias da cidade moderna à construção de Brasília.
O historiador captou os diferentes tempos da modernidade, descritas por Weber, Benjamim e Simmel, e sua recriação no contexto brasileiro. Ao tratar da construção de Brasília, como expressão da modernidade urbanística e arquitetônica do Brasil, o autor redefine e reconstitui os tipos alegóricos criados pelos pensadores do século XIX.
Sobre o autor
Luiz Sérgio Duarte possui graduação em Licenciatura em História pela Universidade de Brasília, especialização em Sociologia Urbana e da Cultura pela Freie Universität Berlin , mestrado em História pela Universidade de Brasília , doutorado em Sociologia pela Universidade de Brasília , pós-doutorado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria (Espanha) e pós-doutorado pela Kulturwissenschaftliches Institut (Alemanha).
Atualmente é Professor adjunto da Universidade Federal de Goiás, membro de corpo editorial da Revista Brasileira do Caribe e pesquisador visitante da Kulturwissenschaftliches Institut. Tem experiência na área de História , com ênfase em História Social.