A diretoria da Mitsubishi Brasil esteve reunida com o governador Alcides Rodrigues para anunciar mais um grande investimento no Estado de Goiás. A fabricante japonesa confirmou que investirá R$ 800 milhões na ampliação da produção na unidade de Catalão nos próximos cinco anos.
Além desse valor, a empresa contará também com uma contrapartida do Governo Estadual, que concederá incentivos fiscais de R$ 132 milhões para o projeto. O objetivo da expansão é ampliar a linha de veículos utilitários produzidos na unidade e ainda montar uma nova plataforma para veículos de passeio.
De acordo com o governador Alcides Rodrigues, os benefícios concedidos pelo governo poderão ser utilizados imediatamente pela indústria, o que dará agilidade para o início da implantação do projeto. “Depois dos documentos que assinamos aqui, estes benefícios podem ser utilizados imediatamente pela empresa. Ela já estará começando a investir agora e continuará investindo nos próximos cinco anos”, disse o Governador. O encontro foi realizado no gabinete do governador, no 10º andar do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.
A iniciativa, segundo as projeções da empresa, representará a abertura de pelo menos mil novos postos de trabalho na cidade. “Com essa ampliação vai passar nosso quadro de funcionários diretos de em torno de três mil para quatro mil, no mínimo”, afirmou o presidente da Mitsubishi Brasil, Robert Rittsher. Com a expansão anunciada hoje, a Mitsubishi deve começar a produzir o modelo Pajero Dakar já em 2011. Atualmente ela é importada para o País.
O governador Alcides Rodrigues fez ainda uma análise do crescimento industrial do Estado nos últimos anos atraindo novos investimentos e novas empresas. “Tivemos inclusive, recentemente, uma matéria jornalística em nível nacional onde mostrou que o crescimento industrial em nível nacional ficou em primeiro lugar no Brasil. Isso é muito bom e mostra que as políticas públicas do Governo e também a posição estratégica do nosso Estado contribui muito para a instalação de novas empresas, novas indústrias, nos mais diversos setores. Tanto é que o nosso produto interno está crescendo vertiginosamente e isso é muito bom para os goianos, é muito bom para o Brasil”, disse.
A unidade de Catalão também vai produzir veículos da linha Triton e uma plataforma vai ser totalmente criada para a produção dos veículos de passeio. “No caso dos modelos da Triton, estaremos produzindo o de cabine dupla. Mas também estaremos montando a plataforma dos veículos Lancer. Aí realmente é uma plataforma completa. São vários modelos. E esse é outro modelo de carro que hoje nós não temos na nossa linha de produção”, afirmou Rittsher.
Os incentivos concedidos pelo governo serão do Programa Produzir e outros programas voltados para o setor automobilístico. “A gente sempre teve o Estado como um grande parceiro. Há 13 anos iniciamos a fábrica em Catalão, por uma questão estratégica e está claro que foi uma decisão extremamente acertada. Geograficamente estamos muito próximos de todos os nossos consumidores. O investimento agora se dá porque estamos realmente muito satisfeitos e acreditamos que ainda temos muito mais para crescer além desta fase que estaremos implantando nos próximos cinco anos”, avaliou o presidente da empresa.