Foi apresentado nesta segunda-feira (18), o Plano de Vacinação Contra a Covid-19 em Goiânia. Inicialmente a cidade receberá em torno de 30 mil doses da vacina. O secretário municipal de Saúde, Durval Ferreira Fonseca Pedroso disse que a vacinação em Goiânia começa na próxima quarta-feira (20), por trabalhadores da área da Saúde e idosos que estão em instituições de longa permanência. Inicialmente a intenção é de se vacinar 15 mil pessoas.
A vacinação para este grupo deve levar em torno de duas semanas. O Município irá atrás das pessoas, não havendo salas de vacinas abertas neste primeiro momento. A vacina será a Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan.
“Não haverá salas de vacina abertas para vacinação das pessoas. A medida que haver a disponibilidade da vacina, tudo será orientado à população como proceder. Trabalhadores da Saúde e idosos institucionalizados”, afirmou. Quando chegaram mais doses, o secretário disse que o Município terá capacidade para vacinar cerca até 30 mil pessoas por semana.
O secretário ressaltou que Goiânia já tem mais de 100 mil casos da Covid-19 e somente na última semana foram feitas 3,5 mil testagens. Ele reforçou que o índice de contaminação elevado.
Num segundo momento será disponibilizado um drive thru no estacionamento do Estádio Serra Dourada e ainda salas serão montadas nos Distritos Sanitários da Secretaria Municipal de Saúde. Haverá agendamento.
“Existe um sistema de agendamento, isso vai ser feito por aplicativo, com intervalos adequados para não ter tumulto, os horários serão estendidos, vai ter vacinação sábado e domingo. Então vai ter toda uma estratégia, quando a vacina tiver disponível para que assim seja feito”, disse.
Recomendações
O secretário de Saúde reforçou que mesmo com a chegada da vacina precisa manter a atenção quanto ao distanciamento social e outras questões relativas a prevenção da Covid-19.
“Primeiro, a vacina demora um tempo para criar a imunidade, é importante a gente diferenciar, vacinar e estar imunizado. O fato de você tomar a vacina hoje, não quer dizer que você está protegido imediatamente da infecção, pelo contrario, essa vacina na primeira dose, confere algo próximo a 70% de proteção, ou seja, a segunda dose é necessária para elevar essa imunização, diminuindo tanto a infecção, tanta as complicações. Então álcool, máscara, distanciamento social, as medidas sanitárias devem ser mantidas”, afirmou.