Quem somos

Sagres On-line é um jornal digital que integra o Sistema Sagres de Comunicação. O sistema é composto pela Rádio Sagres 730, Sagres TV, Sagres On, Escola Sagres e Fundação Sagres. Estruturado a partir de 2010, os veículos do Sistema Sagres focam nas informações de interesse da população goiana relacionadas às decisões do poder público (Executivo, Legislativo, Poder Judiciário), suas políticas públicas, em especial nos municípios da Região Metropolitana de Goiânia. A aprendizagem dos jovens e sua relação com o mundo do trabalho são a cereja do bolo de nosso interesse jornalístico.

O Sistema Sagres é uma iniciativa de organizações sociais ligadas à educação, saúde e meio ambiente. São elas: Rede Nacional de Aprendizagem Promoção Social e Integração (Renapsi), Maternidade Dr. Adalberto Pereira, em Anápolis, Fundação Pró Cerrado, Banco Florestal e o Fórum Iberoamericano de Sustentabilidade, que atuam de forma cooperada e compartilhada sob alianças internacionais. O Sistema Sagres é financiado com recursos oriundos de espaços publicitários (de iniciativa privada e poder público), organização de eventos e de investimentos realizados pela Renapsi.

O nome do sistema é uma inspiração em Ponta de Sagres, em Portugal. Referência para os antigos navegadores, o local inspirou conquistas como o aperfeiçoamento de instrumentos de navegação, embarcações e cartografia para a descoberta de um Novo Mundo. No latim, o termo Sagres tem relação com o sagrado.

1- Rádio Sagres 730

A emissora foi fundada em 5 de julho de 1942 em Goiânia durante as festividades do Batismo Cultural da nova capital. O pioneirismo da primeira transmissão radiofônica do Estado de Goiás representou um elemento forte no conceito de modernização de Goiás. Inicialmente, ela se chamou ZYG-3. No ano seguinte, recebeu o nome Rádio Clube de Goiânia e passou a integrar, com o jornal Folha de Goyaz, os Diários Associados, criado pelo jornalista Assis Chateaubriand.

Em 1997, foi adquira e passou a se chamar Rádio K. Em 2003, mudou seu quadro societário, e adotou o nome Rádio 730. Em fevereiro de 2018, em nova mudança de direção, passou chamar-se Rádio Sagres e a integrar o Sistema Sagres de Comunicação.

Atualmente a emissora tem alcance em 134 municípios em um raio de 200 km de Goiânia. A emissora é conhecida pelas grandes coberturas das eleições (municipais, estaduais e federal) e pelos debates políticos. Tem em sua trajetória marcada pela cobertura esportiva local e a presença em cinco edições da Copa do Mundo de Futebol.

2 – Sagres ON

Fundado em 2006, o site é responsável por integrar todas as plataformas (rádio, TV, podcasts e jornal digital). É um elemento importante na divulgação e interação com seu público. O site registrou, em 2019, quase 3 milhões de usuários alcançados e um volume de 13 milhões de visualizações. O Sagres On tem perfis oficiais no Facebook, Instagram, Twitter, Linkedin, YouTube, Sound Cloud e Aplicativos (IOS e Android).

3 – Sagres TV

Com o nome de TV Cerrado, a emissora de televisão aberta foi fundada na década de 1970, com programação comunitária, educativa e cultural, no canal 26.1, em Aparecida de Goiânia. Foi reestruturada em 2011 com a sua geradora sediada na cidade de Três Marias, Minas Gerais. Em 2018, adotou o nome de Sagres TV e iniciou programação local com a cobertura das eleições e a exibição de conteúdos locais.

4 – Escola Sagres

Seus objetivos estão assentados na promoção do conhecimento, profissional e livre, e do compartilhamento de experiências com a responsabilidade no saber, pensar e ensinar. Oferece cursos, atividades, palestras, capacitações para o público interno, parceiros e em geral. Esta unidade tem a responsabilidade de debater princípios, processos e promover os valores do Sistema Sagres.

Espaço de encontro, tem o objetivo de capacitar profissionais na área de comunicação, na transformação dos meios de comunicação e no desenvolvimento humano. O projeto pedagógico tem como referência a “Escola da Ponte” onde os alunos ganham protagonismo no ensino e os professores têm a função de orientador diante das problematizações.