Objetivo é formar professores e pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisa clínica em doenças infecciosas

O Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz) está com inscrições abertas para o processo seletivo 2020 dos cursos de Mestrado Acadêmico e Doutorado do Programa em Pesquisa Clínica em Doenças Infecciosas. A novidade é que o foco são projetos orientados, especialmente, à prevenção e ao combate da pandemia da Covid-19 ou outras endemias e epidemias que atingem o Brasil.

O projeto envolve as áreas de infectologia, epidemiologia, imunologia, microbiologia, biotecnologia ou correlatas e atende à Ação Emergencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). O programa do Instituto Evandro Chagas visa formar professores para o ensino superior e pesquisadores para o desenvolvimento de pesquisa clínica em doenças infecciosas.

As inscrições vão até 25 de maio. Para o mestrado, que dura dois anos, há quatro vagas. Já para o doutorado, que tem duração máxima de quatro anos, também são quatro vagas. Ambos os cursos terão regime integral.

De acordo com o INI, metade das vagas para mestrado e metade das vagas para doutorado vão contar com bolsa. Os benefícios vão ser ofertados, preferencialmente, aos candidatos com projetos em Covid-19.