(Foto: Divulgação / OCB-GO)

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras em Goiás (OCB-GO), Luis Alberto Pereira, disse à Sagres 730 nesta terça-feira (7) que o impacto econômico no setor com as medidas de isolamento social implantadas pelo governo de Goiás vai começar a refletir nas próximas duas semanas. Ele explicou que o cooperativismo trabalha em sete ramos diferentes, e para cada um, o impacto da economia será diferente. “Embora a maioria não estão liberados para continuar trabalhando, todas sentirão os efeitos dessa crise”. 

Ele esclareceu que o setor cooperativista acredita na ciência e está seguindo todas orientações técnicas emitidas pelas autoridades sanitárias. Por outro lado, há preocupação com a retomada das atividades econômicas dos cooperados. “Estamos dialogando com o governo e autoridades para nos dar um caminho seguro de abertura, ou seja, uma flexibilização controlada, baseada na ciência e nas recomendações técnicas”, disse. “Defendemos a flexibilização, mas defendemos a segurança das pessoas em primeiro lugar”.

A OCB-GO é uma das sete entidades integrantes do Fórum Empresarial, que têm negociado com o Estado a flexibilização da quarentena imposta pelo decreto do governador Ronaldo Caiado. Uma das principais preocupações do setor, de acordo com Luis Alberto, será a falta de capital de giro após o período de isolamento social. “Um dos grandes problemas que as empresas e cooperativas vão enfrentar é a falta de capital de giro”, disse.

O presidente da OCB-GO afirmou que as cooperativas estão dialogando para que todos possam “ajudar um ao outro de forma cooperativa”. Ele acredita que a partir de maio haja uma flexibilização da quarentena e consequentemente inicie uma retomada da atividade econômica. “Imaginamos que a partir daí haja uma retomada, embora a gente calcule que o ano de 2020 em termos de crescimento já está totalmente prejudicado”, disse. “Mas no segundo semestre nós estaremos em outro momento, com algumas mudanças, mas nossa esperança é que essa retomada aconteça”, completou.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/793080772&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Quer saber mais sobre o coronavírus? Clique aqui e acompanhe todas as notícias, tire as suas dúvidas e confira como se proteger da doença