(Foto: Rolling Stones)

No podcast desta semana, Rubens Salomão e o prof Norberto Salomão, detalham a crise política vivida pela ilha de Porto Rico e os reflexos na América. Há duas semanas, Rosselló enfrenta uma crise, apelidada “chatgate” – quando foram divulgadas mensagens de texto suas nas quais o governador ofendia jornalistas, políticas e o cantor Ricky Martin pelo fato de ele ser gay.

Além disso, em um dos textos, um colaborador de Rosselló se referiu jocosamente às vítimas do furacão Maria, que deixou quase três mil mortos no território. No dia 10 de julho, o Ministério Público pediu a prisão de seis funcionários acusados de desviar mais de US$ 15 milhões (R$ 58,3 milhões) em fundos federais para recuperação após o furacão.

O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló, anunciou que o secretário de Estado do território, Pedro Pierluisi, será empossado como novo governador, mas o líder do Senado local diz que a sucessão é “antiética e ilegal”.

Em comunicado, Rosselló afirmou que, de acordo com a legislação da ilha, Pierluisi assume o posto depois que a Câmara de Representantes porto-riquenha aprovou a nomeação dele como secretário de Estado. No entanto, o Senado não votou para aprovar sua indicação para o cargo.

Você Sabia?

Porto Rico é um território não incorporado dos Estados Unidos localizado no nordeste do Mar do Caribe. É um arquipélago entre as Grandes Antilhas que inclui a ilha principal de Porto Rico e uma série de pequenas, como Mona, Culebra e Vieques. A cidade capital e mais populosa é San Juan. Suas línguas oficiais são o espanhol e o inglês, embora o espanhol predomine. A população da ilha é de aproximadamente 3,4 milhões. A rica história local, o clima tropical, as paisagens naturais diversas, a cozinha tradicional e os incentivos fiscais atrativos fazem dele um destino popular para viajantes de todo o mundo.

Porto Rico não pode ser considerado um país porque pertence aos Estados Unidos. No entanto, não tem as mesmas garantias que um estado norte americano. O local foi colonizados pelos os espanhóis, desde 1492, depois da chegada de Cristóvão Colombo desembarcou na região. Em 1898, após a Guerra Hispano-Americana, os Estados Unidos adquiriram Porto Rico junto com outras colônias espanholas nos termos do Tratado de Paris.

Em 1952, Washington lhe conferiu o status de “Estado livre associado”, o que dá alguns direitos para seus habitantes, como a cidadania americana e a liberdade de movimento no território norte-americano. No entanto, eles não podem votar em eleições presidenciais.

As frases bem ou mal ditas por aí…

mundo bolsonaros trump instagram(Foto: Instagram)

A frase da semana fica por conta do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que comentou a indicação de Eduardo Bolsonaro, filho de Jair Bolsonaro, para ser embaixador do Brasil em Washington. A declaração foi realizada na terça-feira, 30 de julho, em coletiva no jardim da Casa Branca e foi acompanhada do anúncio de um possível acordo comercial entre os dois países.

“Eu conheço o filho dele e eu considero que o filho dele é extraordinário. Um jovem brilhante, incrível e eu estou muito feliz com a indicação. Penso que é uma grande indicação. Eu conheço o filho dele e é provavelmente porque eles fizeram. Ele é extraordinário e estou muito feliz com a indicação.”, respondeu Trump.

“Você acha que é nepotismo?, questionou a repórter da GloboNews – “Não. Não acho que é nepotismo porque o filho ajudou muito na campanha e realmente é extraordinário. Então, acho que é uma grande indicação.”, despistou Trump.

O presidente Jair Bolsonaro comentou a avaliação de Donald Trump.

Eu fiquei muito feliz quando o presidente Trump citou meu nome como uma pessoa de confiança dele para investimentos no Brasil, para aprimorar laços comerciais e mais ainda pelo elogio ao meu filho Eduardo Bolsonaro. A minha intenção é de indicá-lo para ser Embaixador nos Estados Unidos”, agradeceu Bolsonaro. 

Músicas comentadas neste Episódio

CANARIO Y SU GRUPO – Despiertese Manolao (1930)

Manuel Jiménez começou sua carreira de cantor aos 5 anos de idade.. Viveu de 1895 até 1975 – “El Canario”, foi um músico porto-riquenho entre os mais famosos. Durante a década de 1930, ele introduziu novos elementos como piano, trompas e baixo na plena, espalhando sua popularidade.

Menudos – No te reprimas

Menudo foi um grupo musical de Porto Rico, classificado por muitos como uma boy band latina, criado em 1977 pelo produtor Edgardo Díaz. Na década de 1980 passaram pelo grupo Xavier Serbiá, Miguel Cancel, René Farrait, Carlos Meléndez, Ricky Meléndez, Johnny Lozada, Charlie Massó, Ray Reyes, Roy Rosello, Robby Draco Rosa, Nefty Sallaberry, Ricky Martin e Sergio González, alcançando projeção nacional. O primeiro país da América Latina em que ficaram famosos foi na Venezuela[3], posteriormente ficaram famosos também em outros países latino-americanos como México, Argentina, Colômbia, Chile, Uruguai e Brasil.

Aura Surey – Taino Prayer Song

A música e os instrumentos nativos tiveram origem na dança espiritual pré-colombiana Taino, com instrumentos e danças tribais. A música formal, os cânticos religiosos da Espanha, a música e a dança nativa Africana foram incorporadas mais tarde à música e à dança porto-riquenha, criando seu próprio sabor nativo. Os Taínos eram os indígenas da região da mesoamérica (regiões atuais de Jamaica, de Cuba, Bahamas, Porto Rico, Haiti, República Dominicana e as Pequenas Antilhas). Depois vieram o clássico bolero e o jibaro, que é a música rural. Há ainda vários estilos típicos como o tuna, a salsa, o pop latino-americano, cha-cha, o merengue e o reggaeton porto-riquenho.

 

China – por Anuel AA, Daddy Yankee, Karol G, Ozuna & J Balvin

Emmanuel Gazmey Santiago, conhecido profissionalmente como Anuel AA, é um rapper e cantor porto-riquenho de 27 anos. Ele é considerado um dos pioneiros do movimento das “armadilhas latinas”. Ganhou o Billboard Latin Music Award de 2019 como novo artista do ano.

Edições comentadas neste Episódio

Ouça +

Sagres Internacional #27: O novo líder para construir o Brexit junto a União Europeia

Sagres Internacional #26: A incrível saga da viagem à lua. Os 50 anos do grande salto da humanidade

Sagres Internacional #25: O drama dos imigrantes no mundo atual. 

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, e na segunda-feira, a partir de 15h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-Go. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.