O Vila Nova conquistou ontem a segunda vitória na Série C do Campeonato Brasileiro ao vencer o Crac de Catalão por 1 a 0. O time da capital chega a sete pontos e volta a figurar no G4. O time do interior permanece na lanterna com apenas um ponto conquistado e ainda envolvido também na Copa do Brasil. O único gol da partida foi marcado por Frontini em cobrança de um pênalti, discutível, pela arbitragem. O próximo compromisso do tigre será contra o Madureira,  sábado, 15h, no interior do estado do Rio de Janeiro. Alexandre Carioca e Marco Aurélio estarão de volta.

Gostei de ver, não o que o Vila apresentou, tampouco o resultado, mas gostei de ver a sinceridade e o reconhecimento dos jogadores de que não atuaram bem. Venceram o duelo contra o Leão do Sul na garra, na entrega e na disposição… tática e técnica foram elementos deixados de lado.

Gosto das entrevistas do Frontini. Ele é sincero, dá respostas claras sobre seu pensamento e foge do tradicional “em busca dos três pontos”. Logo na saída do campo ele soltou no microfone da 730 “eu fui mal. Joguei mal demais, a bola estava batendo na minha canela. Tive que compensar na garra”. E foi isso que ele fez mesmo. O artilheiro se apresentou muito feliz no Vila Nova e sempre muito empolgado com a vibração do torcedor.

Durante os 90 minutos, os colorados tiveram dificuldades para sair. O Crac estava muito melhor organizado em campo. Mais consciente na construção das jogadas e no entrosamento da equipe. Sem dúvida merecia um resultado melhor e uma posição melhor na tabela. Pecou exclusivamente no principal – Finalização. Os jogadores do Vila reconheceram que este foi o adversário mais duro encontrado pela Série C.

Embora o coro seja uníssono para a utilização dos garotos da base, Hermógenes Neto precisa tomar muita cuidado para que eles não deem um passo maior que a perna. Gustavinho teve muita dificuldade para construir as jogadas, constantemente tinha a chance de fazer a ultrapassagem e acabava se posicionando mal. Tudo natural para um jovem atleta. No entanto, a comissão técnica e a diretoria não podem atropelar fases. Eu gosto da atitude do volante Arthur. Não se esconde da partida, tem firmeza nas divididas e nos desarmes. Precisa melhorar os cruzamentos se for constantemente aproveitado na lateral.

Por falar em Hermógenes Neto, ele está mantido no cargo. Os resultados o manterão no cargo. O grupo abraçou a causa e quer a efetivação. A diretoria não se opõe por reconhecer que ele se encaixa na filosofia do clube. Sinceramente, chegou a hora de dar a chance e parar de vez com este discurso a cada saída de treinador para efetivação do Neto. Chegou a hora de dar a oportunidade a ele. Se der certo, ótimo, parabéns. Se não der, paciência e cada um segue o seu caminho.

Sobre o sumiço do Cláudio, eu vou aguardar o posicionamento oficial do jogador. No Vila Nova todos tem a convicção que ele está no Grêmio, em Porto Alegre. O clube gaúcho nega. O jogador em um SMS para mim e via Facebook alegou que foi obrigado a ir as pressas para o Pará resolver assuntos particulares. Do mesmo jeito que ele se justificou na rede social a torcida, ele deveria ter ao menos ligado para o Nilton Ferreira ou Lúcio Antônio. Muitos fatos obscuros e não quero ser injusto com ninguém.

Quanto a premiação, a diretoria anterior havia combinado 15 mil por vitória e a metade por empate fora de casa. Com a mudança de comando e o processo de auditoria nas contas do clube, foi pedido paciência aos jogadores. Neto Gaúcho e Frontini, após o jogo, garantiram que esta indefinição não vai atrapalhar a equipe. A diretoria promete definir a premiação por resultados nos próximos dias.

Por comentar sobre auditoria, o Vila Nova vive o processo de reconhecimento das próprias despesas. Ter o controle total do que entra e do que sai e para onde sai – fato que não acontecia anteriormente OU NÃO com a eficiência esperada de uma empresa. A atual diretoria vai querer proteger a imagem do clube e não vai falar publicamente, mas já foram encontrados “jogadores fantasmas” que recebiam salários, auxiliar de serviços gerais com salário de 8 mil reais por mês e despesas particulares como combustível que eram incluídas nas contas do clube. Aliado a ajustes nos contratos de vários jogadores, a economia vai chegando a casa dos 100 mil reais. É fundamental  que haja este processo para que construa um futuro melhor…