Esta semana o Brasil comemorou 200 anos de independência. Mas tem muita gente que desconhece as causas e consequências deste fato histórico. No programa desta semana, eu recebi o professor e historiador Afonso Fernandes para falar sobre a história do nosso país e os fatos mais marcantes que levaram à separação de Portugal.

Assista ao programa completo:

Afonso explica que a gestação do processo de independência se deu com a vinda da Família Real Portuguesa para o Brasil, em 1808. A corte lusitana desembarcou no Rio de Janeiro fugindo de Napoleão Bonaparte, que havia ocupado Portugal. Com toda a nobreza na Guanabara, houve investimentos em arte, cultura, educação, saneamento básico e tudo o que fosse necessário para abriga-los com o mínimo de conforto.

A independência reforçou a identidade nacional do povo, que deixou de ser uma extensão de Portugal e passou a ser uma nação.

Mas a independência do Brasil envolve ainda um jogo de poder que engloba a princesa Leopoldina, o ministro José Bonifácio e outros atores que viram na independência a solução para que o Brasil não voltasse a ser uma mera colônia de Portugal, a partir do retorno de Dom João VI à Europa.

Este marco histórico abriu o país para novos avanços, como a questão da abolição da escravatura, do aumento da estrutura acadêmica e do desenvolvimento econômico nacional.

Fake News

A Independência do Brasil é cercada de mitos e lendas. As cores da bandeira nacional, por exemplo, não têm nada a ver com as matas, o ouro e o céu. Na verdade, a cor verde era tradicional da Casa de Bragança, a que pertencia o primeiro Imperador, ao passo que o amarelo era a cor da Casa de Habsburgo-Lorena, à qual pertencia a Imperatriz D. Leopoldina.

Por outro lado, é verdade que cogitou-se ter a palavra “amor” junto de ordem e progresso na nossa bandeira.

Independência ou arte!

Trouxemos também um olhar especial para a arte! Enquanto aqui comemoramos 200 de independência, artistas brasileiros promovem nos Estados Unidos a exposição de arte “Brasil, um sonho intenso”.

Margarette Mattos e Sid Degois são curadores da exposição de nove artistas em cartaz na prefeitura de Boston. Durante um mês, moradores e visitantes poderão conferir os trabalhos de nove artistas brasileiros (incluindo goianos) que moram nos Estados Unidos.

Para Sid, é um marco importante para o Brasil ter sua arte exposta em um espaço público estadunidense. Para quem tiver a oportunidade, fica a dica.

Ouça o programa na íntegra:

Ouça “#37 | 7 de Setembro: o bicentenário da independência do Brasil do ponto de vista da história e da arte” no Spreaker.

Temas abordados