Na 71ª edição do Sagres Internacional, deste sábado (30), Rubens Salomão e o professor Norberto Salomão comentam sobre a união da Sagres com à ONU em Pacto Global de Mídia e o combate às notícias falsas; Trump rompe com OMS, acusa a China de ser responsável pelo sofrimento no mundo; o que significa os EUA deixarem de considerar Hong Kong politicamente autônoma; nova morte de homem negro por policial branco nos EUA causa protestos. Enquanto isso, repórter negro da CNN é preso ao vivo; e ainda: a música mais tocada nas paradas da Colômbia.

O programa começa abrindo aspas para o presidente dos EUA, Donaldo Trump, que, de uma vez só, encerrou relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS), acusou a China de ser a causadora de todo o sofrimento mundial com a pandemia do novo coronavírus e deixou de considerar Hong Kong politicamente autônomo.

 

“Nós vamos encerrar o relacionamento com a Organização Mundial da Saúde e redirecionar esse recurso para outras necessidades globais urgentes de saúde. A China tem controle total da OMS, apesar de só pagar 40 milhões de dólares por ano, comparado com o que os EUA têm pagado, que são 450 milhões de dólares por ano. Nós já detalhamos as reformas que podem fazê-los se empenhar diretamente, mas eles têm se recusado a agir. Estamos tomando várias ações significativas em relação à perturabadora situação de Hong Kong. Nesta semana, a China de forma unilateral impôs controle sobre a segurança de Hong Kong. A China mudou sua promessa de “um país, dois sistemas, para um país, um sistemas. Por isso, a administração inicia o processo para eliminar as isenções políticas que dão tratamento diferente e especial a Hong Kong”, disse o presidente dos Estados Unidos.

Donald Trump, disse nesta sexta-feira (29) que está encerrando relações com a Organização Mundial da Saúde (OMS) e que vai realocar financiamento antes destinado ao órgão a outras iniciativas. Para Trump, a OMS foi “pressionada” pela China para dar “direcionamentos errados” ao mundo sobre o novo coronavírus, causador da Covid-19.

Na segunda parte deste quadro Abre Aspas, os EUA voltaram a desafiar Pequim. O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, anunciou na quarta-feira (27) ao Congresso, em comunicado e pelo Twitter que Hong Kong “já não é politicamente autônoma” da China e, portanto, deixará de receber um tratamento especial do governo dos EUA.

Depois, veio a declaração pública de Trump. A decisão pode ter graves consequências para o comércio entre Hong Kong e os EUA e para investimentos futuros na ex-colônia britânica, que tem mais liberdades que o resto da China. “Nenhuma pessoa pode assegurar hoje que Hong Kong mantém um alto grau de autonomia da China, dados os acontecimentos no local”, afirmou Pompeo em um comunicado.

Pacto Global de Mídia

O Sistema Sagres de Comunicação firmou aliança com a Organização das Nações Unidas (ONU), para integrar o Pacto Global de Mídia a favor da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A Sagres será a primeira rede multiplataforma do Centro Oeste brasileiro e a segunda do país a integrar a lista de mais de 100 veículos internacionais de comunicação. A partir desta data, todas as plataformas do sistema (Sagres TV, Sagres Online e Rádio Sagres) passam a incluir em sua programação conteúdos que divulguem, promovam e fortaleçam iniciativas inovadoras para o desenvolvimento do ser humano, da economia e do meio ambiente.

O Pacto de Mídia é uma aliança de empresas de notícias e entretenimento, convocadas pela ONU, para incluir o debate em sua cobertura e mobilizar a divulgação dos ODS.

No site da Organização, a subsecretária geral da ONU para a Global Comunicações, Melissa Fleming, reconheceu a importância da mídia no combate à desinformação. “A mídia desempenha um papel crucial no combate à desinformação e à ação para uma recuperação sustentável da crise do COVID-19, baseada na ciência, na solidariedade e em nosso roteiro comum, os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse.

Verificado

As Nações Unidas lançaram, na última semana, a Verificado, uma iniciativa para combater desinformação sobre a COVID-19 ao aumentar o volume e alcance de informação precisa e conável. “Não podemos ceder nossos espaços virtuais a aqueles que publicam mentiras, medo e ódio”, afirmou o secretário-geral da ONU, António Guterres, que anunciou a iniciativa. Verificado, liderada pelo Departamento de Comunicação Global (DCG) da ONU, oferecerá informação sobre três temas: ciência – para salvar vidas; solidariedade – para promover cooperação local e global; e soluções – para defender o apoio a populações impactadas.

Conheça Agenda 2030 e os ODS

A Agenda 2030 é um plano de ação para as pessoas, para o planeta e para a prosperidade. Ela também busca fortalecer a paz universal com mais liberdade. Ao todo, o plano é composto por 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e mais 169 metas que foram assinados por mais de 190 países, em 2015, com o compromisso de incentivar iniciativas, implementar políticas públicas e se comprometendo que “ninguém será deixado para trás”.

Os ODS buscam concretizar os direitos humanos de todos, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres e meninas. Eles são integrados e indivisíveis, e equilibram as três dimensões do desenvolvimento sustentável: a econômica, a social e a ambiental.

Informações pelo mundo

Nesta sexta-feira (29), cidades dos Estados Unidos registraram uma jornada de protestos em resposta à morte de George Floyd, o ex-segurança que morreu sob custódia de policiais em Minneapolis. Houve tumulto e confronto com a polícia em diversas partes do país, e, na capital Washington, a Casa Branca foi momentaneamente trancada. Em Minneapolis, os protestos continuaram mesmo com o toque de recolher na cidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, fez uma aparição rara no Kremlin durante o isolamento no início da última semana depois que autoridades disseram que melhorias na situação relativa ao coronavírus podem permitir que a Rússia reabra algumas estâncias turísticas e relaxe as restrições em algumas regiões.

Na Coreia do Sul foi determinado uma restrição ao número de alunos que podem frequentar as escolas de Seul e seus arredores, com o objetivo de reduzir os novos focos de contágio de Covid-19.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) suspendeu o uso da hidroxicloroquina em pesquisas que ela coordenava com cientistas de 100 países. A suspensão temporária foi tomada até que a segurança da droga seja reavaliada, já que estudos recentes mostraram que ela não é eficaz contra a Covid-19 e pode aumentar a taxa de mortalidade.

Notícias do Brasil

O Brasil é um dos integrantes de uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde (OMS) para facilitar o acesso a tecnologia no combate à Covid-19. Uma das intenções do projeto é que, se algum governo ou empresa participante descobrir um medicamento para a doença, contribuam com a patente para que ela seja sub-licenciada a fabricantes de genéricos. Isso facilitaria, segundo a OMS, a fabricação e a distribuição dos medicamentos pelo mundo de forma mais igualitária.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que pretende retirar as restrições de viagens impostas a quem chega em solo norte-americano pelo Brasil “assim que pudermos”. No entanto, ele não deu nenhuma data para voltar atrás da medida nem disse se haveria um critério para a retomada. Por causa da pandemia do novo coronavírus, os EUA começaram na quarta-feira a barrar a entrada de pessoas que estiveram no Brasil até 14 dias antes de pousar em solo norte-americano. As restrições incluem cidadãos dos EUA, parentes ou pessoas com visto permanente.

Confira a música mais tocada na Colômbia 

Banana (feat. Shaggy) [DJ FLe – Minisiren Remix] | Conkarah

As músicas que rolaram nesta edição

Erasmo Carlos – Pega Na Mentira

The Living End – ‘Tabloid Magazine’

The Black Eyed Peas – Don’t Lie

O “Sagres Internacional” vai ao ar todo sábado, a partir das 14h, no site Sagres Online. No domingo, a partir das 10h, na Rádio Sagres 730, de Goiânia-GO. O programa traz um enfoque apurado e contextualizado das relações globais e de seus efeitos para as comunidades locais.

Confira as edições anteriores