Na 62ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” o Dwan Gomes, atleta de basquete em cadeira de rodas. A saber, o atleta é de Santos-SP, já nasceu com a deficiência, uma esclerose e má formação congênita nas pernas.
Nesta última semana, o ala-armador e o seus companheiros da Adfego estavam em São Paulo, no Centro Paralímpico Brasileiro para a disputa da segunda divisão do Campeonato Brasileiro da modalidade. A equipe foi campeã do torneio em cima do Candangos e conquistou o acesso. Dwan avaliou o desempenho da equipe goiana na competição que agora tem a disputa do Campeonato Goiano.
Além disso, Dwan que pratica basquete em cadeiras de rodas há mais de 10 anos, já coleciona muitas convocações para a Seleção Brasileira e participações em torneios de grande visibilidade – Copa América e Paralímpiadas. Agora vem se preparando para a disputa do Campeonato Mundial, que acontece em Novembro, em Dubai e espera representar bem o Brasil. Dwan tem em seus projetos estar nas Paralimpíadas de Paris 2024.
Outro ponto comentado por Dwan é a falta de visibilidade do esporte no Estado e no país, e segundo ele, a equipe tem buscado meios de para mostrar o trabalho deles para que sejam reconhecidos.
>>> 9&Gol #61 | Atleta de fisiculturismo explica detalhes da modalidade e preparação para competições
>>> 9&Gol #60 | Lucilene Caetano destaca desafios no jornalismo e visibilidade do futebol goiano
Mulheres na História
Sue Bird é uma das maiores jogadoras de basquete de todos os tempos. Atuando desde 2002 pelo Seattle Storm, equipe da WNBA, Bird já foi 4 vezes campeã da Liga americana e 13 vezes escolhida para participar do All Star. Além disso, já jogou na Rússia, conquistando cinco vezes o titulo da Euroliga. Pela Seleção Americana é penta campeã olímpica e tetra campeã do Campeonato Mundial, tendo ainda um bronze do torneio. Aos 41 anos, anunciou que irá se aposentar após o fim dessa temporada.