Na 68ª edição do podcast 9&Gol, Nathália Freitas, Mariana Tolentino e Tandara Reis recebem no quadro “Gol de Placa” dois convidados: o Superintendente de Desporto Educacional, Arte e Educação da Seduc-GO, Marco Antônio Santos Maia e o atleta Francisco Joaquim, do salto em distância. Os dois trazem como pauta os Jogos da Juventude 2022, realizado em Aracajú, neste mês de Setembro.

Francisco foi um dos destaques goianos na competição conquistando a medalha de ouro no atletismo, no salto em distância, mas o atleta comentou que estava desanimado para a competição por conta de problemas familiares. Entretanto, a mãe, que é bastante religiosa, teve um sonho com Nossa Senhora dizendo que tudo ia dar certo para o garoto e foi o que motivou.

O Superintende deu como positiva a participação do Time Goiás na competição. Foram 14 medalhas conquistadas, duas a mais que a edição anterior. Além disso, Marco Antônio ressaltou a atenção dada aos atletas que tiveram uniforme completo, materiais de competição e ainda passagens de avião para ir até Aracajú. As últimas vezes a locomoção era feita por ônibus e cansava os competidores.

A delegação de Goiás contou com cerca de 200 integrantes, incluindo comissão técnica, atletas e dirigentes.

Francisco Joaquim concedendo entrevista à repórter Tandara Reis. (Foto: Sagres Online)

>>> 9&Gol #67 | Com quatro equipes, Goianão Feminino inicia neste final de semana
>>> 9&Gol #66 | Lorraine Caixeta destaca desafios do futsal e lamenta modalidade não ser olímpica

Mulheres na História

Um dos maiores destaque do Brasil no atletismo é a paulista Maurren Maggi. A atleta é recordista brasileira e sul-americana no salto em distância tendo uma marca de 7,26 metros. Além disso, a brasileira é bicampeã pan-americana, nas edições de Winnipeg e do Rio.

Nas Olimpíadas de Pequim, em 2008, conquistou o ouro na modalidade, se tornando um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro. Maurren Maggi se aposentou do esporte em 19 de abril de 2014.