O prazo para os trabalhadores que têm direito a sacar o Abono Salarial, no valor de um salário mínino (R$ 510) do exercício 2009/2010 se encerra nesta quarta-feira (30).
A estimativa é que mais de 706 mil trabalhadores no país ainda não buscaram seu benefício. Para o Ministro do Trabalho e Emprego, Carlos Lupi, muitos trabalhadores mudam de endereço e não informam, por isso não recebem o comunicado dizendo que têm direito a sacar o Abono, que é garantido por Lei. Quem trabalhou em 2008 por pelo menos 30 dias, ganhando até dois salários mínimos, que têm direito a receber esse salário extra.
Podem receber o Abono Salarial trabalhadores cadastrados no Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Púbico (PASEP) há pelo menos cinco anos, que tenham trabalhado com carteira assinada pelo menos 30 dias do ano-base (2008) de pagamento e tenham recebido em média dois salários mínimos de remuneração mensal neste período. Além disso, tem que ser informado corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).
Saiba como requerer o benefício
Para sacar o benefício, o trabalhador deve procurar uma agência da Caixa, no caso do PIS, ou Banco do Brasil, no caso do PASEP e apresentar um comprovante de inscrição do PIS/PASEP.