O presidente da Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa, deputado estadual Virmondes Cruvinel (PPS), busca junto ao governo estadual a reversão da decisão de fechar, definitivamente, a esplanada do Centro Cultural Oscar Niemeyer para eventos. A definição foi confirmada na última semana em decreto do governador Marconi Perillo. O local já foi palco de shows, festivais de música, além de exposições e eventos gastronômicos.
O decreto proíbe qualquer realização de natureza pública ou privada, que necessite de montagem de estrutura de palco, equipamentos de som e apresentações ao vivo. A restrição não se aplica aos espaços internos, como o Palácio da Música e define que nenhum ponto de energia elétrica do centro cultural poderá ser disponibilizado para eventos.
O deputado Virmondes aponta que não houve discussão com os interessados sobre a proibição e trabalha para reverter a decisão.
{mp3}Podcasts/2017/dezembro/04/virmondes_ccon{/mp3}
A Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (SEDUCE) aponta que a medida busca proteção e preservação do complexo cultural para conciliar o interesse da comunidade com as orientações técnicas para que o espaço possa cumprir seu papel de polo de difusão cultural.
Entre os motivos alegados estão uma recomendação da Agetop que busca evitar danificações no piso, como rachaduras e infiltrações; além de reclamação de som alto pela vizinhança e a falta de estacionamento durante os grandes eventos.
Do repórter Rubens Salomão