O Auditório Mauro Borges e os jardins do Palácio das Esmeraldas testemunharam 57 anos de história, representados em 14 governos estaduais, na tarde desta quarta-feira, dia 21. O atual governador de Goiás, Marconi Perillo, os ex-governadores Iris Rezende, Maguito Vilela e Irapuan Costa Júnior, e representantes dos governos Mauro Borges, Otávio Lage, Leonino Caiado, Ary Valadão, Henrique Santillo e Alcides Rodrigues se reuniram para o lançamento de três livros: “Coletânea do Planejamento em Goiás – 1961 a 2018”, “Reformas Administrativas – 15 Anos de Transformações no Poder Executivo” e o “Caderno de Entregas e Resultados da Aliança Municipal”.

As três publicações foram elaboradas pela Secretaria de Gestão e Planejamento (Segplan), por meio do Instituto Mauro Borges, Superintendência de Modernização e Superintendência da Central de Planejamento, e são complementares. A primeira, resume os planos de governo desde Mauro Borges até o atual mandato de Marconi Perillo – a íntegra pode ser lida no endereço http://www.imb.go.gov.br/coletanea/index.html . A segunda, compila todas as reformas administrativas do Governo de Goiás desde 2002, inclusive com seus atos legais. A última, registra os primeiros resultados do Programa Goiás Mais Competitivo e Inovador junto aos 24 municípios prioritários da Aliança Municipal.

O governador Marconi Perillo entregou em mãos uma cópia da coletânea para cada ex-governador ou representante presentes. “Nos encontramos hoje para fazer um registro histórico para a posteridade. Certamente, esses livros entrarão para as ementas de cursos superiores e serão instrumento de pesquisa para historiadores”, disse o governador.

Marconi também ressaltou a importância de cada governo no desenvolvimento de Goiás. “Sem esses governadores, certamente Goiás jamais chegaria onde chegou, um Estado que cresceu, diversificou sua economia, e chama a atenção do País”, afirmou.

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende, que governou o Estado por dois mandatos, falou em nome dos demais ex-governadores. “O governador Marconi resolveu lembrar aqueles que fizeram que Goiás seja um exemplo administrativo para todo o País. Estou muito realizado em receber nesta tarde esse reconhecimento de Vossa Excelência, que completa 16 anos como govenador e deixa sua marca em todos os sentidos”, afirmou o prefeito.

O secretário Joaquim Mesquita, por sua vez, destacou que os três livros representam o reconhecimento de que todos os ex-governadores contribuíram com o desenvolvimento de Goiás. “Duas dessas publicações (Coletânea e Reformas Administrativas) têm um olhar para o passado. A outra (Caderno de Resultados) lança um olhar para o futuro”, resumiu. Em seu discurso, Mesquita também enalteceu o trabalho de pesquisa realizado pelas equipes do Instituto Mauro Borges e da Superintendência de Modernização, responsáveis pela pesquisa das duas primeiras publicações. “Muitos desses documentos só existiam em formato impresso. No caso dos Planos de Governo, alguns só tinham cópias caseiras”, lembrou.