Duas vezes vice-campeão mundial, 1974 e 1978, a Holanda chegou ao Mundial de 2010 na África do Sul correndo por fora. Sem status de favorita, a Laranja apresentava um futebol sério, buscando resultados, ao contrário das equipes históricas que não triunfaram.

Assim, foi a primeira seleção a conseguir vaga nas Eliminatórias Européias, com duas rodadas de antecedência e 100% e aproveitamento.

No grupo E, ao lado de Dinamarca, Camarões e Japão, os holandeses também seguiram com vitórias. Na estréia, contra a Dinamarca: 2 a 0. Contra o Japão, na segunda partida, vitória magra por 1 a 0. No encerramento da primeira fase, mas um triunfo sobre Camarões, por 2 a 1.

MATA-MATA

Classificada em primeiro lugar, a Laranja enfrentou nas oitavas de final a surpresa Eslováquia, segunda colocada no Grupo Mais uma vez, não teve espetáculo, ma o resultado foi favorável. 2 a 1 e vaga nas quartas, onde enfrentou o Brasil.

Contra a seleção canarinha, o time holandês saiu atrás. Os brasileiros abriram o placar na primeira etapa com Robinho e dominaram todas as ações. Mas, na etapa complementar, mais focados, os holandeses viraram o jogo com dois gols de Sneijder, principal destaque da laranja no Mundial.

Na semifinal, contra a raça uruguaia, os holandeses manteram a invencibilidade. Van Bronckhorst abriu o placar para os holandeses e Forlán empatou ainda no primeiro tempo. Na segunda etapa a laranja mecânica ampliou com Sneijder e Robben, e praticamente liquidou a fatura. Maximiliano Pereira ainda diminuiu no finalzinho da partida. 3 a 2. Com o resultado, a Laranja voltou a uma final depois de 32 anos para enfrentar a Espanha.

DECISÃO

No último jogo da Copa, a Laranja perdeu uma invencibilidade de 25 jogos. Foi na prorrogação, com um gol de Iniesta. 1 a 0 que representou o terceiro vice-campeonato holandês na história. Mas valeu a luta. Parabéns Holanda!!!!!! Vice campeã Mundial de Futebol de 2010.