A semana da amamentação 2010 será aberta oficialmente em Goiás com o seminário “10 Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno nas Instituições de Saúde”.

O evento será realizado no Adress Hotel, no Setor Oeste, em Goiânia, nesta terça-feira (02) à partir das 8h30, e contará com a presença da Secretária de Saúde Irani Ribeiro junto a superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde Elizabeth Araújo.

Um total de 20 Hospitais Amigos da Criança e cinco Bancos de Leite do estado receberão uma menção honrosa como homenagem por implantarem e manterem o incentivo à amamentação conforme orienta a Organização Mundial de Saúde e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

O diretor do Hospital São Pio X de Ceres, Cleuber Borges, faz palestra sobre  Amamentação na sala de parto, a ambientação do pré-parto, parto e alojamento conjunto. O hospital foi o primeiro de Goiás a receber o título de Amigo da Criança.

Em seguida, o  dr. Akira Sado, diretor da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, o primeiro hospital Amigo da Criança de Goiânia, fala sobre  Normas, rotinas dos setores e capacitação de profissionais para implantação da IHAC.  Já o Dr. Carlos Magno da Fonseca, da SPAIS, fala sobre As bases científicas dos 10 passos para o sucesso do aleitamento materno.

No período da tarde haverá um momento para diretores de várias maternidades compartilhar as experiências, os desafios e soluções para a Implantação do Hospital Amigo da Criança, como manter os 10 passos, envolver os profissionais no processo e conquistar a adesão das mães ao aleitamento exclusivo.

Este ano, a Semana Mundial de Amamentação celebra  o 20º aniversário da declaração de innocenti, firmada em Florença na Itália por diversos governos e agências de saúde,  numa reunião da Organização Mundial de Saúde que definiu estratégias para a alimentação de crianças até quatro anos de idade.

Durante esses 20 anos, mais de 20 mil maternidades, ou cerca de 28% de todas as maternidades do mundo, implementaram integralmente os 10 passos e adquiriram o certificado de Hospital Amigo da Criança (IHAC).

Durante este tempo as taxas de aleitamento materno exclusivo aumentaram significativamente. No entanto ocorreu uma redução na certificação do IHAC em todo mundo. Aplicação inadequada dos 10 passos contribuiu para a estagnação e o declínio das taxas de aleitamento materno exclusivo.

Fonte: Notícias de Goiás