Ronaldo Caiado (à esquerda); José Eliton (centro) e Daniel Vilela (Foto: Sagres on)
Foi divulgada nesta sexta-feira (7), durante o programa Manhã Sagres na Rádio Sagres 730, a 2ª rodada da pesquisa eleitoral realizada pelo Instituto Signates. A cada semana uma nova rodada será apresentada ao eleitor. Confira também os resultados da primeira rodada da pesquisa.
Estimulada
No levantamento estimulado que é aquele em que é apresentada uma cartela com nomes, o senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera com 40,8% dos votos válidos. José Eliton (PSDB) aparece na segunda colocação com 13,9%.
Em terceiro Daniel Vilela (MDB) com 8,9%. Na quarta posição aparece Kátia Maria (PT) com 4,2%. Weslei Garcia (PSOL) tem 1,2%. Alda Lúcia (PCO)* tem 0,9% e Marcelo Lira (PCB) tem 0,5% das intenções de voto.
De acordo com a pesquisa, 13,7% dos entrevistados informaram que não pretendem votar em nenhum dos candidatos. Já 15,9% não souberam responder.
Espontânea
No levantamento do tipo espontâneo, quando não é apresentado nenhum nome, o senador Ronaldo Caiado (DEM) lidera com 25,2% das intenções de voto. Em 2º lugar, José Eliton (PSDB) 10,3%; Daniel Vilela (MDB) é o terceiro com 5,3%. Kátia Maria (PT) está na quarta colocação 1,7%. Marcelo Lira (PCB) e Alda Lúcia * (PCO) estão empatados com 0,3%.Weslei Garcia (PSOL) tem 0,1%.
A pesquisa indica que 46,2% dos entrevistados não souberam responder. Outros 10,5% não votariam em nenhum dos candidatos.
Rejeição
Foi questionado ao eleitor em quem ele não votaria de jeito nenhum nas eleições para governador nas eleições de 2018. O mais rejeitado entre os governadoriáveis é José Eliton (PSDB), por 12,8% dos eleitores. Em seguida, Ronaldo Caiado 10,6%; Daniel Vilela 5,6%. Kátia Maria (PT) é rejeitada por 7,6% dos eleitores. Weslei Garcia (PSOL) tem 3,4% de rejeição. Alda Lúcia (PCO) é rejeitada por 2,7% e Marcelo Lira (PCB) por 2,4%.
Metodologia
A pesquisa foi realizada entre os dias 01 e 05 de setembro de 2018 e foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral- TSE sob número de identificação: GO-08286/2018. Foram ouvidos 881 eleitores em diferentes regiões de Goiás, a partir de entrevistas pessoais. O intervalo de confiança é 95%, a margem de erro é de 3,3 pontos percentuais para cima ou para baixo de cada resultado obtido. O levantamento foi realizado nas cidades de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Trindade, Senador Canedo, Inhumas, Itaberaí, Goianira, Luziânia, Águas Lindas, Valparaiso, Formosa, Planaltina de Goiás, Novo Gama, Cristalina, Posse, Iaciara, Alvorada Do Norte, Rio Verde, Jatai, Mineiros, Quirinópolis, Santa Helena, Acreúna, Palmeiras De Goiás, Itumbiara, Catalão, Caldas Novas, Morrinhos, Goiatuba, Pontalina, Ipameri, Goianésia, Porangatu, Jaraguá, Uruaçu, Niquelândia, Ceres, Itapaci, Iporá, São Luís de Montes Belos, Cidade de Goiás, São Miguel do Araguaia, Anicuns, Mozarlândia, Aragarças.