Vanderlan Cardoso e Jorge Kajuru (Foto: Reprodução) 

O estado de Goiás tem dois novos senadores eleitos: Vanderlan Cardoso, do Partido Progressista, e Jorge Kajuru, do Partido Republicano Progressista. Os dois candidatos chegam pela primeira vez ao cargo de Senador da República.

ELEITOS

Vanderlan Cardoso – PP

1º suplente: Pedro Chaves (MDB)
2º suplente: Jader Melo (PP)

– Nascido em Iporá (GO), Vanderlan Vieira Cardoso tem 55 anos. Empresário do ramo alimentício, foi prefeito de Senador Canedo (GO) entre 2005 e 2010, tendo também se candidatado ao governo de Goiás em 2010 e 2014.

Jorge Kajuru – PRP

1º suplente: Benjamin Beze Junior (PRP)
2º suplente: Milton Mercêz (PRP)

– Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser, de 57 anos, nasceu em Cajuru (SP). Celebrizou-se no jornalismo esportivo, área em que atuou desde a década de 1970. Elegeu-se como vereador de Goiânia em 2016. Como jornalista ou apresentador, Kajuru trabalhou em inúmeras emissoras de rádio e TV. De 1997 a 2003, foi proprietário da Rádio K, com base em Goiânia, mas com ampla cobertura no interior.

REVIRAVOLTA

No decorrer da competição para o Senado da República tiveram algumas reviravoltas. No dia 18 de agosto, o Ibope divulgou a pesquisa de votos totais em que apontava Marconi Perillo (30%) na liderança e Lúcia Vânia (28%) na sequência. Já no mês de setembro, a pesquisa Ibope continuou com Marconi Perillo na liderança (29%) e Jorge Kajuru (28%). A pesquisa divulgada no último sábado (6), apontava Vanderlan Cardoso (38%) e Jorge Kajuru (37%).

 OPINIÃO

– Cléber Ferreira 

“A reviravolta no senado no pleito eleitoral é a consequência de um tempo novo que envelheceu. Ao longo do tempo o estado de Goiás foi perdendo a característica de administração moderna implementada por Marconi Perillo, para se tornar um estado envelhecido com práticas envelhecidas de comprar adversários, de manipular resultados e tentar comprar sempre todos aqueles que consigam o seu mandato na Assembleia Legislativa. Em função disso, o povo percebeu e buscou a renovação. Apareceu um candidato populista, que sabe utilizar a comunicação, que é Jorge Kajuru, e o outro que é centrado e com propostas, que é Vanderlan Cardoso. Esses dois utilizaram cada um das suas características”