(Foto: Assessoria GEC)

Se o time profissional do Goiás está bem perto da volta para a Série A, as equipes de base não estão atrás. No segundo semestre, as três principais categorias: sub-15, sub-17 e sub-20 estão invictas. São 29 jogos disputados, com 26 vitórias e três empates. Aliás, o time sub-20 acaba de quebrar um recorde: em 2014 foram 24 jogos sem perder, agora o número é de 25.

Osmar Lucindo, diretor das categorias de base, destacou que a condição oferecida pelo clube para a garotada é muito boa. São vários profissionais envolvidos, alguns que fazem parte da história esmeraldina, como Augusto e Guará, técnicos do sub-20 e sub-15, que jogaram pelo Verdão na década de 90, e Zé Carlos, comandante do sub-17, que foi atacante esmeraldino no início dos anos 2000. A lista ainda conta com Rubens Carlos, técnico do sub-14, lateral nos anos 90, e Niltinho, atacante vice – campeão da Copa do Brasil em 1990.

“Quem trabalha com categorias de base sabe que a oscilação é muito grande, por isso exigimos capacitação de todos eles. Não é porque temos uma grande estrutura, que as vezes não vão acontecer derrotas. Isso acontece, mas agora é um momento histórico, fizemos 80 gols, tomamos apenas 12”, destacou Lucindo.

Mesmo com tantos resultados expressivos na base, Osmar Lucindo sabe que a grande preocupação é conseguir revelar jogadores para o time principal, de preferência, para a disputa da Série A em 2019.

“Temos que colocar o maior número de atletas no time profissional e tomara que seja na Série A, é o que toda família esmeraldina espera. Temos uma safra muito boa de jogadores entre 15 e 20 anos, com os artilheiros dos campeonatos e os goleiros menos vazados”, ressaltou o dirigente.

Segundo Osmar Lucindo, são muitos destaques na base, como o meia Figueira, 17 anos, zagueiro Iago, meia Daniel e atacante Samuel, do sub-20, e ainda o atacante Vinícius, que veio do Tocantins.

“Se fizermos um trabalho forte com o Vinícius no profissional, após a Copa São Paulo, com certeza ele vai jogar no Goiás e fazer muitos gols pelo Clube. O Augusto trabalhou muito com ele em cima de tudo o que o futebol profissional exige”, explicou.

Números da base do Goiás

Sub 20

Júniors

Invicto a 25 jogos

24 vitórias e um empate

Última derrota foi dia 16 de janeiro pelas oitavas da Copa SP

62 gols pro

BASE (Segundo semestre)

Sub 15:

8 jogos

7 vitórias

1 Empate

Sub 17:

11 jogos

10 vitórias

1 Empate

Sub 20:

10 jogos

9 Vitórias

1 Empate

3 categorias invictas

29 jogos

26 vitórias

3 Empates

80 gols pro

12 gols contra