(Foto: Jordanna Agatha / Sagres ON)

Com discurso de que representa o novo advogado, o candidato a presidente da OAB, Pedro Paulo Medeiros, afirma que o sentimento de mudança que norteou as eleições gerais deste ano no Brasil inspira a disputa pela presidência da seccional da entidade, que ocorrerá em 30 de novembro. “Nós representamos a verdadeira mudança, pois 75% dos membros de nossa chapa nunca disputaram uma eleição”, afirmou o candidato da chapa Nova OAB. Mais dois candidatos estão na disputa. O presidente Lúcio Flávio Paiva, da chapa Pra Frente OAB, que disputa a reeleição, e Alexandre Caiado, da chapa OAB pra Você.

Pedro Paulo se refere à chapa da situação, comandada por Lúcio Flávio, como “chapa da panela”, pois, diz, ela é formada por “pais e filhos, sócios do presidente em seu escritório e parceiros econômicos e comerciais”. O tema, inclusive, provocou a crítica de que ele estaria divulgado fake news. “Houve um vídeo anônimo revelando essas informações sobre a chapa de Lúcio Flávio. Confirmamos que eram verdadeiras, que não eram fake news, daí fizemos um novo vídeo, desta vez com autoria identificada, esclarecendo o eleitor sobre esses fatos”, disse em entrevista à Sagres 730, nesta segunda-feira (19). A comissão eleitoral da OAB proibiu o vídeo anônimo.

O candidato da Nova OAB garante que seu grupo não é remanescente da antiga OAB Forte, que foi hegemônico na entidade por vários anos. “A OAB Forte foi importante, construiu o Cel da OAB, entre outras coisas importantes para a entidade, mas seu ciclo venceu”, diz. Pedro Paulo afirma que suas principais propostas são instituição de um piso salarial para advogados contratados por empresas, uso gratuito de escritórios compartilhados e isenção de anuidade para os três primeiros anos de inscrição do novo advogado. O candidato nega que esta seja uma proposta eleitoreira e defende que ela é sustentável. “Vamos economizar os R$ 3 milhões que o atual presidente gasta com propaganda dele próprio”, diz.

A OAB-Goiás tem 40 mil advogados na ativa, desses 30 mil atos a votar. Há tradicionalmente uma abstenção de 25%, portanto, a previsão é de 25 mil devem votar na eleição do dia 30. A Rádio Sagres 730 entrevista os três candidatos a presidente. Amanhã o entrevistado será Lúcio Flávio de Paiva, candidato à reeleição pela chapa Pra Frente OAB e na quarta-feira, Alexandre Caiado, pela chapa OAB pra Você. Na segunda-feira (26) a Sagres promoverá um debate entre os três candidatos.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/532219695&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}