Jair Bolsonaro (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

Em tempos de internet e de redes sociais já não é mais possível repetir a frase atribuída ao ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: “Esqueçam o que escrevi”. Em 1993, em um jantar com empresários, ele teria feito essa declaração para negar a possibilidade de choques, pacotes ou confiscos, a principal reocupação dos presentes. O Plano Real só viria depois e sem confiscos. A frase ficou célebre, apesar de Fernando Henrique negar que tenha feito a declaração.

Com as redes sociais e ajuda de robôs é difícil negar declarações públicas, mesmo que tenham sido apagadas. Que o diga o presidente da República Jair Bolsonaro. Ele criou sua conta no Twitter em 2010 e desde então tem sido muito ativo nas redes sociais. Mas é difícil encontrar seus tuítes antigos, por isso a plataforma Aos Fatos, em parceria com o programa TruthBuzz, do Internacional Center for Journalists (ICFJ) criou uma ferramenta que possibilita pesquisar todos os posts do presidente de 2010 a 2017, em um arquivo estático. A pesquisa é realizada por palavra chave.

Tweets de Bolso reúne todas as publicações de sua conta oficial, @jairbolsonaro. Um link da página de Aos Fatos também dá acesso aos tuítes mais recentes.