Equipes do Corpo de Bombeiros e cães farejadores que foram disponibilizadas para ajudar no resgate das vítimas de Brumadinho (Foto: Arquivo / Divulgação / Corpo de Bombeiros)
O governador Ronaldo Caiado, informou neste sábado (26), que quatro equipes especializadas do Corpo de Bombeiros e cães farejadores serão disponibilizadas para ajudar no resgate e auxílio das vítimas de Brumadinho. Segundo informou no twitter, Ronaldo Caiado entrou em contato nesta sexta-feira (25) com o governador de Minas Gerais, Romeu Zema, para prestar solidariedade.
{source}
<blockquote class=”twitter-tweet” data-lang=”pt”><p lang=”pt” dir=”ltr”>Zema disse que tão logo a lama estabilize, permitindo o início das buscas, vai nos solicitar o deslocamento da equipe goiana. Nossas orações para as famílias e vítimas dessa tragédia, que não pode mais se repetir.</p>— Ronaldo Caiado (@ronaldocaiado) <a href=”https://twitter.com/ronaldocaiado/status/1089127924291260416?ref_src=twsrc%5Etfw”>26 de janeiro de 2019</a></blockquote>
<script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>
{/source}
Corpo de Bombeiros
Na manhã de hoje (26) seis binômios (6 Bombeiros militares + 6 cães) e duas viaturas especializadas estão a caminho de Brumadinho (MG), para auxiliar nas buscas de vítimas do deslizamento de barragem em Minas Gerais. As equipes estão munidas de kits de materiais e equipamentos de proteção individual, socorro, sobrevivência, resgate e um drone que serão empenhados nas buscas dos desaparecidos.
Os bombeiros são especializadas no atendimento de ocorrências com vítimas desorientadas ou desaparecidas em matas, escombros/deslizamentos ou no meio líquido. Os cães de salvamento são capazes de fazer buscas de pessoas vivas ou mortas em áreas rurais, áreas deslizadas e estruturas colapsadas. Usando o faro, os cães podem fazer varreduras em áreas rurais de 30.000 m² em cerca de 20 minutos, o que consumiria aproximadamente 30 bombeiros executando uma busca em linha. O cão pode ser direcionado a distância pelo seu condutor, podendo sinalizar vítimas que se encontram fora do visual das equipes.
Tragédia
O Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais registrou, até o início da madrugada de hoje (26), nove mortes em decorrência do rompimento de uma barragem de rejeitos da mineradora Vale, no município de Brumadinho. O último balanço da corporação informa ainda o resgate de nove pessoas retiradas com vida da lama de rejeitos e de cerca de 100 pessoas que estavam ilhadas.
*Com informações do Corpo de Bombeiros Militar de Goiás