Em 2008, o Atlético eliminou o Grêmio
O Atlético parte para sua 13ª participação na Copa do Brasil. O dragão enfrenta o Brusque, de Santa Catarina. Aliás, este será o segundo duelo contra a modesta equipe catarinense.
Nas 12 participações anteriores, o Atlético teve duas de destaque. Em 2010, o Atlético fez a melhor campanha, quando chegou até as semifinais. O dragão eliminou ASSU-RN, Bahia, Santa Cruz e Palmeiras. O time rubro-negro parou no Vitória. Em 2008, o clube campineiro chegou nas oitavas de final. Depois de passar por Ituiutaba e Grêmio, parou no São Caetano.
A primeira participação do Atlético foi na inauguração da competição em 1989. O dragão foi eliminado logo na fase inicial, depois de perder para o Tiradentes-DF por 1 a 0, em Brasília, e empatar na volta por 0 a 0, no Serra Dourada.
Na última participação, no ano passado, o Atlético decepcionou. O time goiano foi eliminado na primeira fase ao ser derrotado pelo Altos, do Piauí.
O retrospecto do Atlético na Copa do Brasil conta com 48 jogos, sendo 20 vitórias, 20 derrotas e oito empates. O dragão fez 67 gols e sofreu 64.
Esta será a segunda vez que o Atlético vai enfrentar o Brusque pela Copa do Brasil. Em 2001, os goianos eliminaram os catarinenses na primeira fase do torneio. Em Santa Catarina, derrota por 3 a 2. Em Goiânia, vitória por 1 a 0.
O Brusque foi o único time de Santa Catarina que o Atlético já enfrentou na Copa do Brasil. Nunca houve duelos contra outros times daquele estado do Sul.