Foto: Divulgação
Os primeiros 30 dias de operação do Citybus 2.0, transporte coletivo solicitado por aplicativo de celular, demonstram que os goianienses que experimentaram o serviço aprovaram e aderiram aos miniônibus, o que refletiu nos números da HP Transportes Coletivos, que registrou aumento semanal de 20% no número de viagens realizadas.
Em apenas um mês, o Citybus 2.0 percorreu o equivalente a uma volta no planeta terra: 40,2 mil quilômetros.
Segundo a assessoria de comunicação, o índice de satisfação é de 4,9 numa escala de 1 a 5 estrelas. Dentre os itens mais bem avaliados estão o atendimento pelo motorista, que permanece em primeiro lugar, seguido de conforto e limpeza do miniônibus, embarque rápido e bom trajeto. Ao completar 30 dias de operação, o Citybus 2.0 chega ao número de 22 mil cadastros nas plataformas iOS e Android. “Mas ainda há espaço para crescermos muito mais. E é o que esperamos”, afirma o Diretor de Transportes da HP, Hugo Santana.
O tempo médio da solicitação pelo aplicativo até o momento de embarque é de cerca de 7 minutos. Problemas de atraso de 20 minutos, como ocorreram no primeiro dia de circulação do miniônibus, foram solucionados de imediato. A empresa explica que ainda existem casos de atraso de mais de dez minutos, mas pondera que houve refinamento do algoritmo para que o problema seja resolvido.
“Estamos trabalhando para solucionar os problemas que ainda encontramos. Tem sido muito importante a participação dos usuários com feedbacks pelo APP e pelas redes sociais “CITYBUSBR” no Facebook, Instagram e Twitter. Podemos dizer que 100% das interações estão sendo respondidas”, ressalta Hugo Santana. Outro problema registrado nos primeiros dias da operação, já solucionado, foi a instabilidade dos tablets do miniônibus. Alguns chegaram a travar em razão de superaquecimento, mas os tablets foram reposicionados próximos à saída do ar condicionado, o que resolveu, definitivamente, o problema.
Evolução
Com o lançamento da tarifa em grupo no dia 22 de fevereiro, criada para atender a uma demanda dos próprios usuários, houve um aumento de 4 vezes no número de viagens em grupo. “As viagens coletivas aumentaram. Elas ocorrem mais no horário do almoço, na sexta-feira ao final do dia, quando muitas pessoas vão para um happy hour e no momento dos deslocamentos de estudantes para as universidades. No Carnaval consideramos um sucesso, pois vários grupos de foliões usaram o serviço para se divertirem com segurança”, destaca Hugo Santana.
A HP Transportes pontua que a distância média percorrida tem sido de 5 quilômetros, o que atesta que o usuário entendeu o conceito de Microtransit (transporte público coletivo com conceito de curtas distâncias, sem rotas e horários fixos). A empresa pondera também, que tem havido boa aceitação dos 11 setores do Centro Expandido, e uma grande solicitação dos usuários para a ampliação do serviço para outros bairros, o que só poderá ser feito após a aprovação da população neste período de teste.
Experiências dos usuários
O estudante do curso de Engenharia Mecatrônica, Júlio César Freitas Galvão, de 21 anos, é um dos usuários que já utilizou o Citybus 2.0 para viagem coletiva, e recomenda o serviço. Ele optou por demandá-lo durante os dias de Carnaval para participar de um evento religioso no Goiânia Arena próximo ao Estádio Serra Dourada. Fez o itinerário da Rua 17-A no Setor Aeroporto até o Goiânia Arena. No último dia do feriado, lotou o miniônibus com 14 pessoas. “Achei muito bom. Ele consegue levar mais pessoas, fomos em grupo de 10 a 14 pessoas. É um miniônibus seguro, rápido e acessível, ficou menos de R$ 2.00 por pessoa, mais barato que o uso de aplicativos individuais. Os motoristas são excelentes e bem capacitados. Minha expectativa é que amplie para os outros bairros de Goiânia”, relatou Júlio.
A cliente Adriane Albernaz fez questão de contar sua história no Instagram. “Gente, que experiência! O crédito é total deles. Meu desejo é que dê muito certo e que expanda para mais bairros. Se tiver um serviço coletivo que funciona, a gente não precisa usar tanto o carro. Vamos ter um trânsito melhor, com menos poluição, stress. Foi uma vivência incrível!”, relatou por meio de vídeo postado em seu perfil pessoal na rede social Instagram.
A funcionária pública estadual Sônia Lessa Rocha, 57 anos, encontrou problema na última viagem que tentou realizar, mas conseguiu relatá-lo para a empresa. Ela demandou o serviço para ir embora do trabalho no Centro Administrativo, no Setor Central. Devido à chuva forte do dia, o motorista não a encontrou. Tentou contato com ele, mas não conseguiu. Então, Sônia cancelou a viagem e chamou outro miniônibus que acabou se atrasando, fazendo com que ela perdesse o compromisso. “Eu já havia usado do CityBus 2.0 por nove vezes consecutivas. Moro próximo à Avenida T-63 no Setor Bueno. Apesar dessa experiência negativa, recomendo o serviço. Ele contribuiu para a melhoria do trânsito e da mobilidade. A população ganhou muito com os miniônibus, e Goiânia também saiu à frente, pois é um meio sustentável de transporte”, ressalta.
Citybus 2.0
No dia 11 de fevereiro, a HP Transportes Coletivos iniciou a operação de testes do CityBus 2.0 nos 11 bairros do Centro Expandido. O primeiro transporte coletivo por aplicativo de celular da América Latina surpreendeu os usuários da capital, que têm aderido ao projeto de mobilidade coletiva sustentável. São 14 miniônibus com assentos confortáveis, ar condicionado, portas automatizadas e segurança no processo de monitoramento dos veículos e motoristas.
O Citybus 2.0 funciona de segunda-feira a sábado das 6 às 23 horas e percorre 11 bairros do Centro Expandido como os Setores Central, Sul, Oeste, Marista, Bueno, Bela Vista, Serrinha, Nova Suíça, Jardim Goiás, Universitário e Aeroporto. O usuário pode fazer a avaliação pelo próprio aplicativo ao final da viagem ou pelas redes sociais “CITYBUSBR” no Facebook, Instagram e Twitter.
O download do APP está disponível nos smartphones para os sistemas Android e iOS. Após o cadastro, o usuário poderá solicitar a sua viagem e se deslocar para o ponto virtual indicado no aplicativo, onde fará o embarque para utilizar o serviço.
Com informações da Kasane Comunicação