Vinícius Santos, chefe da Divisão da Secretaria de Atos de Pessoal do TCM (Foto: Rubens Salomão)

A grande maioria dos municípios goianos (54,8%) está com as despesas com pessoal dentro do limite da Lei de Responsabilidade Fiscal. Estão com as contas no azul, 135 dos 246 municípios. Apenas 10% (25) estouraram esse limite e estão com nota vermelha. Já 15% (37) romperam o limite prudencial. A Lei determina que os municípios (prefeitura e câmara) gastem no máximo 60% da receita corrente líquida (RCL) com a folha. O limite prudencial é 57% da RCL.

Saiba + O ranking dos melhores municípios em gastos com pessoal

Os dados foram divulgados pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e são relativos ao último quadrimestre de 2018. Outros 49 municípios não entregaram suas contas ao TCM no prazo legal e são considerados inadimplentes. O limite máximo de receita para gastos com pessoal visa permitir sobra de recursos para custeio da máquina e investimentos.

Santo Antônio do Descoberto é o município em pior situação. Ele gastou 75% da RCL com salários. Alto Horizonte está na melhor situação: comprometeu 30,8% da arrecadação com a folha. De acordo com Vinícius Santos, chefe da Divisão da Secretaria de Atos de Pessoal do TCM, esses dados revelam que a situação fiscal dos municípios não é tão grave, como reclamam os prefeitos.

Confira + O ranking dos 10 piores municípios em gastos com pessoal

Ele observa ainda que o relatório derruba um mito, de que os pequenos municípios têm mais comprometimento da receita com a folha de servidores públicos. Isso porque apenas 6 dos 59 municípios de muito pequeno porte e 8 dos 53 de pequeno porte estouraram o limite. O tribunal detectou casos em que os prefeitos reduziram as despesas e aumentaram a receita (70 municípios) e onde fizeram o contrário, aumentaram o valor da folha e diminuíram a RCL.

{source}
<iframe width=”100%” height=”166″ scrolling=”no” frameborder=”no” allow=”autoplay” src=”https://w.soundcloud.com/player/?url=https%3A//api.soundcloud.com/tracks/589458738&color=%23ff5500&auto_play=false&hide_related=false&show_comments=true&show_user=true&show_reposts=false&show_teaser=true”></iframe>
{/source}

Confira o comentário de Cileide Alves

{source}
<iframe width=”560″ height=”315″ src=”https://www.youtube.com/embed/WmfyCA60j2U” frameborder=”0″ allow=”accelerometer; autoplay; encrypted-media; gyroscope; picture-in-picture” allowfullscreen></iframe>
{/source}