Balanço mostra que procura pela vacina está baixa. Além das grávidas, as puérperas e crianças também precisam se imunizar (Foto: Portal Goiás)

Na próxima quinta-feira (18), termina a primeira parte da campanha de vacinação contra a influenza. A campanha começou na última quarta-feira (10) e tem um público específico ou de risco, que estão mais expostos ao vírus. Nesta primeira etapa são as crianças, gestantes e puérperas (mulheres que deram a luz há pouco tempo).

A superintendente de Vigilância em Saúde da SMS, Flúvia Amorim, explica que a situação é mais tranquila porque ano passado houve um aumento na vacinação contra a influenza. Ela alerta que não pode haver descuido.

“Nós vacinamos muitas pessoas no passado, então esse ano, nós temos uma situação tranquila” afirmou. “A nossa preocupação é, se nós não vacinarmos pelo menos 90% desse público-alvo, infelizmente, o ano que vem, nós podemos viver um novo surto, uma nova epidemia” alertou.

As vacinas estarão disponíveis em 56 postos de vacinação espalhados por diferentes regiões do município goianiense. A meta é imunizar no mínimo 90% do público-alvo até o encerramento da campanha, em 31 de maio. O que corresponde aproximadamente a 404.610, da população total de 449.567.

Os outros grupos prioritários são: crianças, trabalhadores da saúde, idosos, pessoas com comorbidades (doentes crônicos), professores, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional. Flúvia Amorim pede que as pessoas fiquem atentas quanto a data de vacinação daquele grupo específico.

“Eu peço as pessoas que se atentem, entrem no site da Secretaria Municipal de Saúde, também na Secretaria Estadual de Saúde, para ver qual é o dia do seu grupo” pontuou. “Lembrando que a vacina no Sistema Único de Saúde está disponível apenas para esses grupos prioritários, que são os grupos com maior chance de agravamento ou de transmissão” concluiu.

A campanha ocorre até o dia 31 de maio. Na próxima etapa serão imunizados trabalhadores da área da Saúde. O início desta fase é na próxima segunda-feira.